Cineclube Leila Ribeiro inicia atividades no Museu da República
A partir de junho, o Cineclube Leila Ribeiro será realizado presencialmente no Museu da República. As sessões contarão com exibições e debates de filmes diversos, fomentando a interlocução interdisciplinar e a valorização da experiência cinematográfica compartilhada.
O primeiro encontro acontece na próxima quarta-feira (28), às 18h15min, e terá o filme canadense Incêndios (2011), de Denis Villeneuve, como atração principal. Entre os debatedores, estarão os professores Francisco de Farias Ramos e Diana Souza Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, porém as vagas são limitadas. As inscrições devem ser solicitadas pelo e-mail cineclubeleilaribeiro@gmail.com. Haverá emissão de certificados aos participantes.
Sobre o projeto
O Cineclube Leila Ribeiro busca proporcionar um ambiente de debates entre profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas, professores, museólogos, estudantes e pesquisadores de pós-graduação. Realizada por meio de encontros mensais, a iniciativa busca fomentar a interlocução interdisciplinar sobre assuntos de interesse da Ciência da Informação e da Memória Social, a partir do compartilhamento da experiência cinematográfica.
O projeto faz homenagem à professora e pesquisadora da UNIRIO Leila Beatriz Ribeiro, cujo trabalho contribuiu para potencializar debates. O Cineclube intenciona também valorizar a prática cineclubista, que em 2021 completou 100 anos de existência.