código do Google analytics Cineclube Leila Ribeiro exibe o documentário 'Menino 23' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Cineclube Leila Ribeiro exibe o documentário 'Menino 23'

Cineclube Leila Ribeiro exibe o documentário 'Menino 23'

por Comunicação publicado 14/07/2023 11h56, última modificação 14/07/2023 11h56
Sessão seguida de debate acontece na próxima quarta-feira (19), a partir das 18h30

O documentário Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil (Belisário Franca, 2016) será a atração do próximo encontro do Cineclube Leila Ribeiro. A atividade acontece na próxima quarta-feira (19), a partir das 18h30, no Museu da República (Rua do Catete, 153).

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sydney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Após a exibição será realizado um debate, que será mediado pelo professor Davi Pessoa (UERJ e PPGMS/UNIRIO).

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cineclubeleilaribeiro@gmail.com. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Sobre o projeto

O Cineclube Leila Ribeiro busca proporcionar um ambiente de debates entre profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas, professores, museólogos, estudantes e pesquisadores de pós-graduação. Realizada por meio de encontros mensais, a iniciativa busca fomentar a interlocução interdisciplinar sobre assuntos de interesse da Ciência da Informação e da Memória Social, a partir do compartilhamento da experiência cinematográfica.

Além de potencializar debates, o Cineclube intenciona também valorizar a prática cineclubista, que em 2021 completou 100 anos de existência, desde seu surgimento na França. O projeto faz também homenagem à professora e pesquisadora da UNIRIO Leila Beatriz Ribeiro, cujo trabalho contribuiu para florescer o diálogo entre os estudos informacionais, a memória social e o audiovisual.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio