código do Google analytics Ciência, saúde e esporte na abertura da 11ª Semana de Integração Acadêmica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ciência, saúde e esporte na abertura da 11ª Semana de Integração Acadêmica

Ciência, saúde e esporte na abertura da 11ª Semana de Integração Acadêmica

por comunicacao — publicado 21/10/2013 20h55, última modificação 23/10/2013 13h00
Isabel Salgado, ex-atleta de vôlei, e L.C. Cameron, coordenador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UNIRIO, participaram da mesa de abertura do evento, na tarde desta segunda-feira

Teve início nesta segunda-feira, 21 de outubro, a 11ª edição da Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO, que acontece em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013, com mais de 100 atividades gratuitas, dentro e fora da Universidade.

Para celebrar o tema geral da SNCT, que este ano é “Ciência, Saúde e Esporte”, a abertura oficial do evento contou com a presença da ex-atleta de vôlei Isabel Salgado. Ela participou de uma mesa com o coordenador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UNIRIO, L.C. Cameron, que desenvolve pesquisas na área da esportômica. O conceito, desenvolvido pela equipe do pesquisador, engloba o estudo das respostas do corpo aos exercícios físicos, por meio da avaliação realizada durante sessões de treino ou mesmo em competições.

Isabel destacou o trabalho de Cameron no episódio em que seu filho, atleta de vôlei de praia, foi acusado de doping. Com a ajuda do pesquisador, eles comprovaram que o rapaz não tinha violado as regras antidoping estabelecidas. “Perdemos um longo tempo até chegar à UNIRIO e ao Cameron, e achar o caminho para provar que o exame estava errado”, disse a ex-jogadora.

Ela lembrou que a interação entre ciência e esporte é recente. “Sou de uma geração em que não havia isso, o trabalho era empírico, com pouco embasamento científico”, explicou a ex-atleta, hoje com 53 anos. Para Isabel, o ganho para esportistas e também a sociedade em geral é enorme. “Contar com a parceria da ciência é fundamental para a evolução do esporte”, ressaltou.

Antes de parabenizar a UNIRIO pela iniciativa de realizar uma semana de atividades com espaço para pensar o esporte, Isabel falou sobre a importância de se investir em ciência. “Um país que vai sediar os Jogos Olímpicos e que não apoia o desenvolvimento da ciência é um contrassenso”, avaliou.

Esportômica

Responsável pelo Laboratório de Bioquímica de Proteínas, L.C. Cameron apresentou algumas das atividades desenvolvidas na unidade, com o apoio de uma equipe que reúne desde pós-doutorandos a bolsistas de iniciação científica, e que trabalha atualmente com mais de 100 atletas de nível olímpico.

“Buscamos entender como funciona o metabolismo para, por exemplo, compreender a sustentabilidade em atletas de alto rendimento. Hoje sabemos que o consenso de que o atleta fica velho aos 35 anos não é mais verdade”, observou Cameron.

A cerimônia de abertura da 11ª SIA contou com a presença do reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca; do vice-reitor, José da Costa Filho; do pró-reitor de Extensão e Cultura e coordenador da SIA, Diógenes Pinheiro; do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Silva Cardoso; e do diretor do Departamento de Documentação e Registro de Assuntos Docentes, Alcides Serpa Guarino, representando a Pró-Reitoria de Graduação.

registrado em: LBP, SNCT, SIA 2013