Centro Histórico e Cultural da Escola de Enfermagem será inaugurado nesta sexta-feira (16)
Nesta sexta-feira, 16 de maio, às 14h, será inaugurado na UNIRIO o Centro Histórico e Cultural da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). O novo espaço segue a tendência moderna de integrar bibliotecas, arquivologia e museologia como centros culturais multifacetados, e reunirá documentação com registros da trajetória da enfermagem no Brasil.
O acervo inclui relatórios institucionais, dossiês de estudantes, fotos, atas, artefatos dos cuidados, material didático e literatura em diferentes idiomas e a reprodução de alguns exemplares de uniformes antigos.
O centro localiza-se nas dependências da centenária EEAP, criada em 1890 por meio do Decreto n. 791, meses após a Proclamação da República, anexa ao Hospício Nacional de Alienados. De acordo com os registros históricos, a primeira turma formou-se em 1906, quando era diretor Fernandes Figueira (atual patrono do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz). No início da década de 1940, assumiu a gestão institucional a primeira diretora enfermeira, Maria de Castro Pamphiro, atual nome do Arquivo Setorial da Escola, pela atenção dispensada na organização da documentação.
O projeto do Centro Histórico e Cultural recebeu um total de R$ 670.000 para sua materialização, com o apoio de emendas parlamentares da médica e deputada federal Jandira Feghali e da deputada federal Laura Carneiro, que se sensibilizaram com a importância das metas estabelecidas no projeto, entre elas, a conservação e a preservação da memória da enfermagem brasileira.
A EEAP fica na Rua Dr. Xavier Sigaud, 290, Urca.