CCJP comemora 20 anos com presença da Reitoria e homenagem a ex-decanos
Aconteceu em 30 de maio o encerramento da semana de comemoração pelos 20 anos do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) da UNIRIO.
Mediado e organizado pelo decano Felipe Borba, o evento foi aberto com as falas do reitor José da Costa Filho e da vice-reitora Bruna Nascimento. Borba também apresentou dados sobre os egressos do CCJP.
Em seguida, foi realizada a homenagem a todos os decanos da história do CCJP, com as presenças de Aurélio Wander Bastos, Fernando Quintana, Flora Strozenberg e Rosângela Gomes, cada um contando sobre suas contribuições e visões sobre as transformações por que o CCJP passou ao longo do tempo. Impossibilitados de estar presentes, Benedito Adeodato e Edna Raquel Hogemann enviaram mensagens de saudação em vídeo ou texto. O procurador-geral do município, Daniel Bucar Cervásio, realizou a palestra de encerramento.
No primeiro dia de celebração, 27, o evento foi dedicado à Escola de Ciências Jurídicas, com os professores Veronica Wander Bastos, diretora da ECJ, e Thiago Bottino na mesa de abertura, e palestra de Daniel Telles de Menezes, procurador da Fazenda Nacional e ex-aluno da ECJ.
O dia 28 foi dedicado à Escola de Ciência Política, com abertura da professora Cristiane Batista, seguida pela fala do professor Fernando Quintana, respectivamente diretora e fundador da ECP. O dia foi encerrado com a participação de egressos da ECP, que contaram sobre sua trajetória profissional e o impacto de sua formação na UNIRIO: Camila Moreira, Henry Ferraz, Weslley Dias, Carolina Santiago, Mateus Pestana e Yago Paiva.
O dia 29 foi dedicado à Escola de Administração Pública, com palestras do professor José Carlos Buzanello, fundador da EAP, e de Pietro Adamo Sampaio Mendes, presidente do Conselho de Administração da Petrobras, que estudou Direito na UNIRIO.
O CCJP foi criado no dia 30 de maio de 2005, quando a então reitora, Malvina Tuttman, assinou a resolução nº 2.619. Nascido a partir da Escola de Ciências Jurídicas (ECJ), fundada em 1991, o CCJP se expandiu com a incorporação da Escola de Ciência Política (ECP) e da Escola de Administração Pública (EAP), ambas surgidas em 2009, no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).