Cátedra Unesco premia ensaio derivado de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
O ensaio “120 minutos de silencio: Reflexiones a partir de la performance Presencia de Regina José Galindo”, de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) Sandra Bonomini, foi premiado com o segundo lugar no II Concurso de Ensaios de Pesquisa e Perspectiva de Gênero, organizado em 2020 pela Cátedra Unesco de Igualdade de Gênero e Grupo de Estudos de Gênero da PUCP (PUC Peru).
A produção teve como base um capítulo da dissertação de mestrado Conjuros Para o Corpo: Diálogos com Três artistas Latino-Americanas, defendida por Sandra no mestrado do PPGAC, com orientação da professora Ana Bernstein.
A dissertação analisa – e dialoga com – com três projetos de performance de artistas da América Latina: Viril e Fálica, de Ana Luisa Santos (Brasil), Presencia, de Regina José Galindo (Guatemala), e Paso Doble, de Mirella Carbone (Peru). A partir de teorias e pensamentos feministas e descoloniais, são abordadas questões latentes em cada performance, com o intuito de entender os efeitos da colonialidade e as noções entrelaçadas de gênero, sexualidade, raça e classe no corpo e na subjetividade de cada artista.
O Concurso de Ensaios de Pesquisa e Perspectiva de Gênero recebeu mais de 40 inscrições na categoria de pós-graduação, de diversos países. Os ensaios premiados farão parte de uma publicação produzida pela Cátedra Unesco de Igualdade de Gênero.