código do Google analytics Cátedra Unesco premia ensaio derivado de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Cátedra Unesco premia ensaio derivado de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Cátedra Unesco premia ensaio derivado de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

por daniela.oliveira — publicado 13/05/2021 16h26, última modificação 13/05/2021 19h15
Texto propõe reflexões sobre a performance da artista guatemalteca Regina José Galindo

O ensaio “120 minutos de silencio: Reflexiones a partir de la performance Presencia de Regina José Galindo”, de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) Sandra Bonomini, foi premiado com o segundo lugar no II Concurso de Ensaios de Pesquisa e Perspectiva de Gênero, organizado em 2020 pela Cátedra Unesco de Igualdade de Gênero e Grupo de Estudos de Gênero da PUCP (PUC Peru).

A produção teve como base um capítulo da dissertação de mestrado Conjuros Para o Corpo: Diálogos com Três artistas Latino-Americanas, defendida por Sandra no mestrado do PPGAC, com orientação da professora Ana Bernstein.

A dissertação analisa – e dialoga com – com três projetos de performance de artistas da América Latina: Viril e Fálica, de Ana Luisa Santos (Brasil), Presencia, de Regina José Galindo (Guatemala), e Paso Doble, de Mirella Carbone (Peru). A partir de teorias e pensamentos feministas e descoloniais, são abordadas questões latentes em cada performance, com o intuito de entender os efeitos da colonialidade e as noções entrelaçadas de gênero, sexualidade, raça e classe no corpo e na subjetividade de cada artista.

O Concurso de Ensaios de Pesquisa e Perspectiva de Gênero recebeu mais de 40 inscrições na categoria de pós-graduação, de diversos países. Os ensaios premiados farão parte de uma publicação produzida pela Cátedra Unesco de Igualdade de Gênero.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio