código do Google analytics Capes abre seleção para intercâmbio em Moçambique — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Capes abre seleção para intercâmbio em Moçambique

Capes abre seleção para intercâmbio em Moçambique

por Comunicação publicado 22/12/2023 12h14, última modificação 22/12/2023 12h23
Alunos pretos, pardos e quilombolas, dos cursos de licenciatura da UNIRIO, podem participar

Estão abertas as inscrições para o Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). A oferta é de 50 vagas. Confira o edital.

Os estudantes selecionados irão passar 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo). Podem participar alunos de cursos de licenciatura, que estejam cursando a partir do 5º semestre, e sejam quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos. Além disso, o estudante precisa estar vinculado a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos.

As candidaturas devem ser apresentadas até às 17h de 4 de janeiro de 2024, pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). A iniciativa contribui para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial no Brasil. Antes de partir para a estadia de duas semanas no país africano, os alunos farão um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana. Os participantes deverão elaborar um relatório das atividades executadas na UP – Maputo. O documento deverá ser apresentado, bem como um artigo, evento acadêmico ou relato da experiência decorrente da participação no Programa.

O apoio financeiro será de responsabilidade do MIR. Cada pessoa receberá R$10.500,00 para diárias, R$13.172,00 para passagens aéreas, R$520,75 de auxílio seguro-saúde, R$257,25 para ajudar na emissão de passaporte e R$250,00 para emissão de visto de entrada em Moçambique.

Sobre o Programa

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul vai estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalecerá a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.

(Com informações da CGCOM/CAPES)