Campo de Santana é tema de concurso fotográfico
Estão abertas as inscrições para a competição “Pare e olhe: um concurso fotográfico sobre o Campo de Santana”. O objetivo é (re)descobrir esse patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. Confira a chamada.
A ação é promovida pelo projeto de extensão O Turismo cultural no Campo de Santana: a (re)significação do espaço público por meio da fotografia, coordenado pela professora Eloise Botelho, e pelo programa Metrópole Turismo debatendo Patrimônio, cuja coordenadora é a professora Vera Borges.
O concurso se volta para fotógrafos amadores, com destaque para os seguintes temas: “Edificações e arquitetura histórica”; “Representações dos marcos históricos da cidade do Rio de Janeiro”; “Monumentos e estátuas”; “Paisagem e natureza”; “Pessoas, visitantes, transeuntes e práticas culturais”.
Para participar, é preciso ser morador, visitante ou turista da cidade do Rio de Janeiro, além de ser maior de 18 anos. Cada participante pode enviar até três fotografias inéditas e de sua própria autoria.
As fotografias serão avaliadas em duas etapas: júri técnico, que selecionará até dez fotos finalistas, e júri popular, que escolherá dois ganhadores.
As imagens selecionadas serão publicadas em um e-book e irão participar de três exposições: uma virtual, por meio da página do programa de extensão no Instagram, e duas presenciais. A primeira delas ocorrerá durante a Semana de Integração Acadêmica (SIA), de 16 a 20 de outubro; e a segunda, nos eventos IX Colóquio Turismo e Cidades e V Seminário Metrópole, Turismo e Patrimônio, de 23 a 27 de outubro.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de setembro. Interessados em participar devem preencher o formulário disponível na página https://forms.gle/ugw4b76mhYYcANmf7.
Outras informações na chamada do concurso ou pelo e-mail metropole.turismo@unirio.br.