Boletim Pesquisa e Inovação apresenta a pesquisa ‘O Vale do Paraíba em fontes primárias: ensino, pesquisa e extensão’
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) publicou a primeira edição do Boletim Pesquisa e Inovação de 2025. O periódico tem como objetivo divulgar informações sobre as produções científicas, pesquisas, laboratórios e iniciativas inovadoras desenvolvidas dentro da Universidade.
O número atual destaca o Projeto de Pesquisa “O Vale do Paraíba em fontes primárias: ensino, pesquisa e extensão". Desde 2011, o projeto vem transformando a pesquisa histórica na região. Em Piraí, o trabalho tem a coordenação acadêmica da professora Mariana Muaze, do Departamento de História da UNIRIO, o projeto mobiliza alunos de diferentes polos, do curso de licenciatura semipresencial da UNIRIO para digitalizar e preservar documentos dos séculos XVIII e XIX. A iniciativa já resgatou mais de 30.000 registros históricos, entre inventários, testamentos, atas da câmara municipal, processos criminais e outros arquivos essenciais para compreender a dinâmica da escravidão no Brasil.
Já na seção Conhecendo a UNIRIO, o Boletim apresenta o Laboratório de Ações Sustentáveis (Laços). Além disso, o periódico indica muitas oportunidades e financiamentos para pesquisa e inovação e aborda o projeto inovador "Incubadora de Empreendimentos (Empreende)" .
A Incubadora de Empreendimentos da UNIRIO apoiará empreendimentos criados por alunos, professores e servidores da UNIRIO a partir de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão que gerem impactos econômicos, culturais e sociais. Também podem ser apoiados projetos propostos pela comunidade externa desde que sejam inovadores e que tenham um plano de desenvolvimento que contemple uma relação sólida com a Universidade. Os interessados em concorrer ao processo de incubação na UNIRIO podem enviar um correio eletrônico para a Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT): dit@unirio.br.
Posteriormente, os interessados receberão um formulário no qual deverão descrever a proposta de empreendimento a ser criado. A expectativa da DIT é que o edital seja lançado no final de abril e que a seleção dos empreendimentos ocorra no mês de maio.