Biblioteca Central irá inaugurar mostra 'Máscaras do Subúrbio 2'
A Biblioteca Central irá inaugurar, nesta terça-feira (15), a exposição Máscaras do Subúrbio 2: as criações de uma paixão coletiva. A abertura está marcada para as 16h30, no segundo andar, com entrada gratuita.
A mostra apresenta um mergulho na vibrante cultura dos bate-bolas, manifestação carnavalesca típica dos subúrbios cariocas, marcada por identidade, memória e potência estética. A curadoria é assinada por Hellen Marinho, bateboleira e costureira da turma Silêncio de Honório Gurgel, com produção de Emanuelle Bonfim e Thiago Pinheiro.
A exposição integra o projeto de extensão Cenografia, Figurino e Artes Visuais para Todes (Cefia), coordenado pela professora Julie Brasil, do curso de Bacharelado em Cenografia e Indumentária da Escola de Teatro da UNIRIO. O projeto promove mostras temporárias com produções de estudantes, docentes e convidados, além de ocupar espaços com trabalhos voltados ao universo teatral e artístico.
Máscaras do Subúrbio 2 conta ainda com a participação especial do fotógrafo André Arruda, que exibe obras da série "Nação Bate-Bola", em parte apresentada no Sesc Madureira em 2025. A exposição é fruto da parceria entre o projeto Cefia, o Sistema de Bibliotecas da UNIRIO, a Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes e a Secretaria de Comunicação e Promoção Cultural do Sistema de Bibliotecas.
A mostra ficará em cartaz até 12 de setembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Durante o período de férias letivas da Universidade, o horário será das 9h às 17h.