código do Google analytics Bacharelado em Filosofia ganha nota 4 em avaliação do MEC — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Bacharelado em Filosofia ganha nota 4 em avaliação do MEC

Bacharelado em Filosofia ganha nota 4 em avaliação do MEC

por comunicacao — publicado 25/05/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h25

A Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) comemorou, neste mês de maio, a notícia de que o Bacharelado em Filosofia obteve nota 4, numa escala de 1 a 5, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC). O resultado ficou acima das expectativas, principalmente por ser a primeira avaliação do curso, que tem apenas dois anos e meio de funcionamento.

O Sinaes analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, considerando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente. Para a diretora da Faculdade de Filosofia, Profa. Dra. Valéria Wilke, a nota recebida é um importante reconhecimento do trabalho e serve para dar visibilidade à UNIRIO. “Trata-se de um curso bem pensado e que está continuamente sendo repensado. O conceito é um reflexo disso”, observa.

A diretora destaca, entre outros pontos, a qualificação dos docentes da Faculdade. Atualmente, atuam no Bacharelado em Filosofia 15 professores, dos quais 14 são doutores e um possui mestrado. O apoio aos discentes, por meio de bolsas sociais e pedagógicas, e a integração dos estudantes com os professores também contaram positivamente para o bom desempenho na avaliação do MEC. Atualmente, o curso tem 54 estudantes.

“Esse conceito se deve muito à atuação dos professores, em especial no que se refere à titulação, sabendo que precisamos melhorar a produção científica. E também se deve aos nossos discentes, que correspondem às exigências do curso”, afirma Valéria Wilke.

Saudação

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) manifestou-se sobre o reconhecimento do MEC e parabenizou os integrantes da Faculdade pelo conceito obtido:

“O Bacharelado em Filosofia da UNIRIO obteve o reconhecimento do MEC na última semana. A avaliação do curso alcançou a nota 4, apontando a qualidade e o comprometimento de seu Corpo Docente, Técnico-Administrativo e Discente. Saudamos a Faculdade de Filosofia por este momento e parabenizamos a todos pelo esforço e dedicação demonstrados.”

registrado em: Filosofia