Aula inaugural da Escola de Letras terá professor José Carlos de Azeredo
A Escola de Letras irá promover, na próxima quinta-feira (11), uma aula inaugural das atividades do primeiro semestre letivo de 2024. O evento contará com uma palestra ministrada por José Carlos de Azeredo, professor de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A aula, intitulada Linguagem: modos de conhecer, modos de dizer, modos de significar, terá início às 18h e será realizada no Auditório Tércio Pacitti (Av. Pasteur, 458, Urca). O evento é gratuito e aberto ao público.
José Carlos de Azeredo é professor, escritor, e doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ. Atuou como coordenador de gramática do Dicionário Caldas Aulete, além de ser autor e organizador de livros como Escrevendo pela nova ortografia, em parceria com o Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia. É autor, ainda, da Gramática Houaiss da Língua Portuguesa e da Gramática Comparativa Houaiss: Quatro Línguas Românicas, em parceria com o Instituto Houaiss e com outros organizadores.
Ele é autor também de obras consideradas seminais para todo estudante de Letras, como Fundamentos da Gramática do Português e Iniciação à Sintaxe do Português. Entre suas obras mais recentes está o livro A Linguística, o Texto e o Ensino de Língua (2018), que reúne diversas reflexões sobre essas áreas, com destaque para o ensino de Língua Portuguesa.