código do Google analytics Artigo da UNIRIO é premiado em simpósio de qualidade de software — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Artigo da UNIRIO é premiado em simpósio de qualidade de software

Artigo da UNIRIO é premiado em simpósio de qualidade de software

por Comunicação publicado 16/11/2023 15h11, última modificação 07/12/2023 15h00
Trabalho foi desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI)

O artigo Surveying the relevance of the critical success factors of agile transformation initiatives from a project management perspective ("Pesquisando a relevância de fatores críticos de sucesso de iniciativas de transformação ágil a partir de uma perspetiva de gerenciamento de projetos", em inglês) foi premiado no XXII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2023), que aconteceu na semana passada, em Brasília.

O estudo foi eleito entre os três melhores artigos apresentados na Trilha de Trabalhos Técnicos do Simpósio (não houve ranqueamento entre os três trabalhos). A autoria é de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO.

O trabalho é um desdobramento das atividades realizadas na disciplina Metodologia Científica, ministrada no PPGI pelo professor Rodrigo Santos, que figura entre os autores do artigo. A pesquisa se volta para os chamados “métodos ágeis” de desenvolvimento de software – tendência de mercado marcada pelo dinamismo produtivo e pela forte interatividade entre profissionais e clientes. Nesse contexto, insere-se a chamada “iteração”, definida como a comunicação frequente com o cliente, por meio da entrega de funcionalidades de um sistema de software em curtos períodos de tempo, ao longo do processo de produção, de forma incremental e evolutiva.

“O objetivo é entender fatores críticos de sucesso e iniciativas de transformação ágil nas organizações”, aponta Rodrigo. Segundo ele, em um estudo prévio, publicado no XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2023), em maio, a equipe identificou os fatores críticos de sucesso descritos na literatura da área. No artigo premiado na semana passada, esses fatores foram analisados por meio de uma pesquisa de opinião com profissionais de gestão de projetos.

O questionário foi divulgado em diversos canais, como LinkedIn, WhatsApp e listas de e-mail de pessoas que atuam nesse campo na indústria de software. Foram obtidas 51 respostas. A análise das informações permitiu aos autores identificar cinco novos fatores de sucesso, a partir da percepção dos gestores: “ambidestria”, “uso de ferramentas e automação”, “quebra de silos organizacionais”, “comprometimento do time” e “alinhamento das metas e expectativas”.

O primeiro deles, “ambidestria”, se refere à atuação conjunta entre o profissional responsável pela gerência de um projeto e a alta gestão da empresa. Já a expressão “quebrar silos organizacionais” emerge como metáfora para a promoção de transparência e colaboração entre os diferentes setores da organização. O uso de ferramentas e automação permite facilitar o trabalho dos funcionários, otimizando processos e métricas, enquanto o comprometimento do time se refere à aprendizagem contínua dos profissionais, empenhados na melhoria de produtos. Por fim, o alinhamento das metas e expectativas diz respeito à garantia de que as ações planejadas serão executadas.

Protagonismo

Segundo o professor Rodrigo Santos, o evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é um dos simpósios mais tradicionais da área. “Estar entre os três premiados é fundamental para mostrar o protagonismo do PPGIUNIRIO na área de qualidade de software”, ressalta. De acordo com ele, o corpo docente do Programa inclui diversos membros das comissões especiais e dos comitês diretivos dos simpósios promovidos pela SBC, sendo Rodrigo e Gleison membros atuantes no comitê diretivo do SBQS.

Os demais autores do artigo são: Alessandra Fortuna (doutoranda), Cláudio Mattos, Álan Andrade e Luiz Ramos (mestrandos), Eliezer Dutra (doutor pelo PPGI) e o professor Gleison Santos. Os autores foram convidados para submeter uma versão estendida do trabalho no periódico Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD), de classificação Capes Qualis A4, editado pela SBC.

Além do artigo premiado, o egresso do PPGI Eliezer Dutra teve sua tese de doutorado classificada como o terceiro melhor trabalho do o concurso de teses e dissertações do SBQS 2023. A pesquisa, intitulada An Instrument to Assess the Organizational Climate of Agile Software Development Teams ("Instrumento para avaliar o clima organizacional de equipes ágeis", em inglês), foi orientada pelos professores Gleison Santos e Bruna Diirr.

O professor Gleison Santos recebeu, ainda, uma distinção entre os três melhores revisores da Trilha de Trabalhos Técnicos do SBQS 2023.

Da esquerda para a direita: Gleison Santos (PPGI), Ismayle Santos, Monalessa Barcellos e Edna Canedo (todos da equipe SBQS 2023), Rodrigo Santos (PPGI) e Eliezer Dutra, egresso do Programa (Imagem: Divulgação)
registrado em: Ciência na UNIRIO