Arquivo Central solicita colaboração da comunidade acadêmica para concluir implantação do SEI UNIRIO
O Arquivo Central da UNIRIO solicita a colaboração de toda a comunidade acadêmica para concluir a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade.
O gestor de cada unidade deve entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail sei@unirio.br, para informar as tipologias textuais que deseja inserir no sistema, além de disponibilizar o mapeamento de fluxo de processos já identificados na unidade.
Também é necessário adequar os modelos de formulários da unidade, no sentido de conterem a menor quantidade possível de dados pessoais, tendo em vista a publicidade dos tipos processuais no SEI e a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Deve-se evitar a solicitação de e-mail pessoal, telefone residencial ou celular, endereço residencial e CPF.
Por fim, é importante preencher o formulário de base de conhecimento que será fornecido pela equipe e estimular os funcionários da unidade a participarem do curso “Sistema Eletrônico de Informações – SEI! USAR”, oferecido gratuitamente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Sobre o SEI
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos administrativos e documentos em ambiente digital, o qual possibilita a produção, a tramitação, a edição, o envio, a assinatura, o acesso e o armazenamento de documentos de forma virtual. Com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, o SEI irá inserir a UNIRIO no novo paradigma do Governo Eletrônico e da Governança Digital, cujas estratégias visam à economia de recursos e ao aumento da agilidade e da transparência.
Na UNIRIO, a implantação efetiva do SEI ocorreu em 2022. Atualmente, há mais de 60 tipologias processuais já incorporadas ao sistema, o que significa que esses processos passarão a ser produzidos, tramitados e armazenados exclusivamente em meio digital, e não mais em papel.