Apresentação de espetáculo ‘Cabaré Sade’ reúne 550 pessoas em mostra de teatro na Barra
O espetáculo Cabaré Sade esteve entre as produções que representaram a UNIRIO na Mostra de Escolas de Teatro (Mote), que tem reunido a produção de diversas escolas de Teatro do Rio de Janeiro. As apresentações ocorreram nos dias 12, 13 e 14 de abril, reunindo um público de mais de 550 pessoas no Teatro Nathalia Timberg, na Barra.
O Cabaré Sade é uma criação colaborativa livremente inspirada no texto Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat: representados pelo grupo teatral do hospício de Charenton sob a direção do Senhor de Sade de Peter Weiss. A peça, escrita em 1964, conta a história da morte do líder revolucionário Jean-Paul Marat, assassinado pela jovem camponesa Charlotte Corday, em plena Revolução Francesa.
A montagem faz parte das comemorações de cinco anos do projeto Cabaré Incoerente, que entrelaça a pesquisa, o ensino e a extensão e que tem como principal objetivo investigar a linguagem do cabaré artístico em diversas partes do mundo. O projeto também mantém um site que reúne informações sobre diversos cabarés históricos, material de pesquisa sobre a linguagem e os registros das criações artísticas que são desenvolvidas anualmente pelo grupo de pesquisadores.
Outras informações estão disponíveis na página do projeto.