Andifes e Fórum de Reitores Friperj emitem notas de solidariedade ao reitor e à UNIRIO
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) emitiram notas de solidariedade ao reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, e à nossa comunidade acadêmica, em vista do modo intolerante e violento com que a sessão conjunta dos Conselhos Superiores teve sua continuidade inviabilizada.
Nota de solidariedade ao reitor José da Costa Filho e à comunidade acadêmica da UNIRIO
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) manifesta irrestrita solidariedade ao reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor José da Costa Filho, diante dos lamentáveis acontecimentos ocorridos durante a sessão conjunta do Consuni e do Consepe, no dia 5 de junho de 2025.
A convivência democrática pressupõe o respeito à diversidade de ideias, à institucionalidade e ao resultado da vontade coletiva. A violência, sob qualquer forma, não pode ser tolerada, sobretudo quando utilizada como instrumento de pressão ou coerção.
A Andifes se solidariza com o reitor José da Costa, com os conselheiros da UNIRIO e com toda a comunidade universitária que defende o diálogo, o respeito e o devido processo democrático como fundamentos inegociáveis da vida institucional.
Brasília, 6 de junho de 2025.
Presidente: Reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN)
Vice-presidente: Reitor José Geraldo Ticianeli (UFRR)
Vice-presidente: Reitor Luciano Schuch (UFSM)
Vice-presidente: Reitora Roselma Lucchese (UFCAT)
Vice-presidente: Reitora Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG)
Nota de solidariedade à UNIRIO
As Instituições do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) manifestam total solidariedade à Reitoria e aos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), diante do grave e inaceitável ataque à democracia institucional ocorrido recentemente.
As instituições de ensino superior se organizam por meio de órgãos colegiados, com composição e funcionamento baseados em princípios democráticos e participativos. Impedir o debate e a deliberação nessas instâncias, ainda mais mediante práticas violentas, representa uma ameaça preocupante à autonomia universitária e à convivência democrática no ambiente acadêmico.
O Friperj foi criado com o compromisso inegociável de defesa da democracia, da liberdade acadêmica e da institucionalidade. Qualquer tentativa de violar esses princípios deve ser firmemente repudiada por todas as nossas instituições.
Reiteramos nosso apoio ao reitor José da Costa Filho e à vice-reitora Bruna Silva do Nascimento, à UNIRIO e à sua comunidade universitária, reafirmando que a defesa da democracia deve sempre prevalecer.
Atenciosamente,
Ana Paula Giraux Leitão - Reitora do Colégio Pedro II
Antonio Claudio Lucas da Nóbrega - Reitor da UFF
Gulnar Azevedo e Silva - Reitora da Uerj
Mauricio Saldanha Motta - Diretor Geral do Cefet/RJ
Rafael Barreto Almada - Reitor do IFRJ e Vice-Presidente do Friperj
Roberto de Andrade Medronho - Reitor da UFRJ
Roberto Rodrigues - Reitor da UFRRJ e Presidente do Friperj
Rosana Rodrigues - Reitora da Uenf
Victor Barbosa Saraiva - Reitor do IFF e Tesoureiro do Friperj