código do Google analytics Alunos do Instituto Villa-Lobos são premiados em concurso internacional de violão — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Alunos do Instituto Villa-Lobos são premiados em concurso internacional de violão

Alunos do Instituto Villa-Lobos são premiados em concurso internacional de violão

por claudia.oliveira — publicado 28/07/2022 13h03, última modificação 29/07/2022 09h23
Rafael Sepúlveda e Tácio Prevatto concorreram na categoria mais importante, sem limite de idade

Alunos do curso de Bacharelado em Violão do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, Rafael Sepúlveda (na foto) e Tácio Prevatto se destacaram no II Concurso Internacional Violão & Violão (2022), realizado este mês, de forma on-line, entre violonistas portugueses e brasileiros. Eles conquistaram, respectivamente, o 1º Lugar e a Menção Honrosa na categoria IV Nível (sem limite de idade).

O concurso é uma inciativa de músicos brasileiros e portugueses realizada em parceria com a Associação Portuguesa de Guitarra Clássica. O objetivo é promover e incentivar o intercâmbio de experiências musicais entre participantes dos dois países, promovendo novos talentos musicais. A competição exigia uma prova única com duas peças contrastantes de, no máximo, 10 minutos.

“O Rafael e o Tácio trabalharam bastante para preparar os vídeos em tempo hábil pois as obras solicitadas não estavam nos seus repertórios. O II Concurso Internacional Violão e Violão pediu diversas obras de confronto: no caso, duas obras distintas de J. S. Bach, uma para a 1ª fase e a outra para a final; também na 1ª fase, foi requerido um estudo de Villa-Lobos”, relata o professor Nicolas de Souza Barros, responsável pela Cadeira de Violão Clássico no IVL.

Rafael Sepúlveda - que ganhou, além do diploma de participação, uma guitarra do luthier Jorge Menezes - comenta que “concursos sempre são uma ótima oportunidade de crescimento. Ter um objetivo em mente, uma meta a cumprir, torna o estudo naturalmente mais empolgante. E poder fazer isso entre colegas, ver ao longo dos anos o nosso progresso, é um prazer.  Além disso, ser premiado é sempre gratificante, receber um feedback positivo de outros grandes violonistas é algo que alimenta mais ainda minha vontade de crescer neste ofício”. Em 2021, Rafael foi premiado como 2º colocado do Concurso Nacional Virtual de Violão, promovido pela AV-RIO, Associação de Violões do Rio de Janeiro.

“Participar de concursos de violão é sempre uma experiência enriquecedora. Para além de uma competição, eu encaro como uma motivação para dar o meu melhor e ver como tenho evoluído ao longo dos anos. Afinal, é uma oportunidade de ser visto e avaliado por bancas muito renomadas”, comenta Tácio Prevatto, que pretende se formar já no próximo semestre. 

O vídeo com o qual Rafael conquistou o 1º Lugar pode ser assistido no YouTube. E também a gravação que deu a Tácio Prevatto a Menção Honrosa.

registrado em: Arte e Cultura na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio