código do Google analytics Aluno de mestrado em Informática da UNIRIO vence premiação internacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Aluno de mestrado em Informática da UNIRIO vence premiação internacional

Aluno de mestrado em Informática da UNIRIO vence premiação internacional

por Comunicação publicado 27/07/2023 19h10, última modificação 27/07/2023 19h15
Caio Philipe Vargas de Souza desenvolveu um algoritmo para solucionar ‘Problema do Ladrão Viajante’

O aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO Caio Philipe Vargas de Souza conquistou o primeiro lugar em um concurso de resolução de problemas promovido pela Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO 2023), realizada entre 15 e 19 de julho.

A conferência anual se volta para o campo de otimização combinatória – uma subárea da Computação. O evento foi sediado na cidade de Lisboa, mas as atividades ocorreram em formato híbrido.

Na competição, Caio propôs um algoritmo para resolução do Problema do Ladrão Viajante (The travelling Thief Problem Competition). O desafio une os problemas do Caixeiro Viajante e da Mochila, dois clássicos da Computação. No primeiro deles, um personagem precisa percorrer um conjunto de cidades e voltar à localização inicial, fazendo o menor caminho possível. Já o Problema da Mochila envolve vários itens, com peso e valor distintos, que devem ser colocados em uma mochila com capacidade limitada, de forma a somarem o maior valor total.

No problema resolvido pelo mestrando, os itens foram espalhados pelas cidades, que deveriam ser percorridas. “Quanto mais peso adiciono à mochila, menor a velocidade de caminhada: isso adiciona bastante complexidade na tarefa de encontrar caminho”, aponta. Ao todo, foram cinco algoritmos apresentados, dos quais o de Caio gerou os melhores resultados.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito de sua pesquisa de mestrado, orientada pelos professores Adriana Alvim e Pedro Moura. “Meus orientadores me ajudaram muito na busca dos caminhos corretos, pois, às vezes, ficamos andando em círculos, exatamente como no problema”, revela.

Como prêmio, Caio recebeu o valor de 1.000 dólares australianos – o equivalente a R$ 3.182,75, na cotação atual.

Solução apresentada: a metade superior de cada círculo, em azul, é proporcional ao valor dos itens e a inferior, em vermelho, ao peso; os números indicam a quantidade de itens apanhados (Imagem: Caio Philipe Vargas de Souza)

registrado em: Ciência na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio