Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Aluna da Biblioteconomia da UNIRIO recebe prêmio de melhor TCC da Região Sudeste

Aluna da Biblioteconomia da UNIRIO recebe prêmio de melhor TCC da Região Sudeste

por Comunicação publicado 29/12/2025 10h15, última modificação 30/12/2025 16h07
O concurso é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)

A aluna Gabriela de Carvalho Affonso, do curso de Biblioteconomia da UNIRIO, recebeu o prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Região Sudeste, no Concurso Nacional de Trabalhos de Conclusão de Curso da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). O reconhecimento foi concedido pelo seu empenho no Trabalho “Fluxos informacionais no campo da Segurança Pública: o caso do aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT)”, sob orientação da docente Dayanne Prudêncio (Escola de Biblioteconomia/UNIRIO).  

O concurso é promovido anualmente pela ABECIN e tem como objetivo reconhecer TCCs desenvolvidos por estudantes de graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Gestão da Informação e Museologia. A seleção é feita por comissão avaliadora composta por docentes e pesquisadores da área, com base em critérios como relevância do tema, consistência metodológica e contribuição para o campo da Ciência da Informação.

O trabalho de Gabriela analisa os fluxos informacionais no contexto da segurança pública, a partir do estudo do aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT), plataforma colaborativa utilizada principalmente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para o compartilhamento de informações sobre ocorrências de violência urbana. A pesquisa examina como as informações são produzidas, organizadas, verificadas e disseminadas no ambiente digital do aplicativo, considerando aspectos como confiabilidade da informação, participação dos usuários e impactos no cotidiano da população.

Criado em 2016, o aplicativo OTT permite que usuários registrem ocorrências em tempo real, que passam por processos de verificação antes de serem divulgadas aos demais usuários. 

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio