código do Google analytics Álbum de professores do IVL é indicado ao Prêmio da Música Brasileira — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Álbum de professores do IVL é indicado ao Prêmio da Música Brasileira

Álbum de professores do IVL é indicado ao Prêmio da Música Brasileira

por comunicacao — publicado 07/05/2015 17h05, última modificação 08/05/2015 08h04
‘Presença de Villa-Lobos’, lançado por Hugo Pilger e Lúcia Barrenechea, é um dos três finalistas na categoria ‘Música Erudita’

O CD Presença de Villa-Lobos, lançado pelos professores da UNIRIO Hugo Pilger (violoncelo) e Lúcia Barrenechea (piano), foi indicado à 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira. A obra está entre as três finalistas da competição na categoria “Álbum erudito”.

Ao todo, foram selecionados 106 nomes a partir dos 977 CDs e 101 DVDs inscritos, distribuídos em 16 categorias. A cerimônia de premiação, que homenageará Maria Bethânea, será realizada no dia 10 de junho, no Theatro Municipal (Praça Floriano, s/n, Centro). Veja a lista completa de indicados.

Lançado em dezembro de 2013 junto com DVD homônimo, o CD Presença de Villa-Lobos traz obras do próprio Villa-Lobos e de outros compositores interpretadas pelo duo. Confira mais informações sobre o álbum.

O prêmio

O Prêmio da Música Brasileira, criado em 1988, se consolidou não apenas por resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, por avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional.

Além da premiação, a cada ano é escolhido um artista homenageado, que ganha um show especial, focado em sua obra. A primeira edição foi dedicada a Vinicius de Moraes. De lá para cá, foram celebrados, cronologicamente, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa,  João Bosco e Tom Jobim.

Em 2014, pela primeira vez, a homenagem foi a um gênero musical: o samba.

registrado em: IVL