Abertas inscrições para visita técnica à área de proteção ambiental Guapi-Mirim
Estão abertas as inscrições para visita técnica à área de proteção ambiental Guapi-Mirim, que ocorrerá no dia 3 de dezembro de 2024. A visita é organizada pelo grupo de extensão Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária na APA Guapi-Mirim, coordenado pela professora Eloise Botelho, do Departamento de Turismo da UNIRIO.
Haverá passeio de barco pelo manguezal da Baía de Guanabara, com observação de golfinho e aves típicas da região, além de roda de conversa com pescadores da comunidade. O objetivo é proporcionar aos discentes uma vivência com a comunidade local, para entender seus principais desafios socioambientais.
O público-alvo são estudantes com matrícula ativa na UNIRIO, interessados em turismo de base comunitária em áreas protegidas. A atividade se volta principalmente para alunos de Turismo, Ciências Ambientais e áreas afins, mas é aberta a toda a comunidade discente e docente.
Sobre o projeto
A área de proteção ambiental (APA) de Guapi-Mirim, localizada na Baixada Fluminense, é a primeira unidade de conservação com o objetivo de proteger os manguezais da Baía de Guanabara. Interessados devem se inscrever até domingo, dia 1º de dezembro, pela página https://forms.gle/ZKmzS3DykL5WviGn9.
Como ação de extensão, é a primeira vez que a professora Eloise Botelho abre possibilidades a discentes não matriculados em disciplinas que ministra para participar das visitas técnicas que promove. Há mais de dez anos, a professora oferece visitas técnicas ao Parque Nacional da Tijuca, com apoio do ICMBio, como prática de ensino da disciplina Planejamento do Turismo Ambiental, do curso Bacharelado em Turismo.
“As visitas técnicas são fundamentais para a formação do discente, provocando o olhar crítico, técnico e humanista sobre a questão ambiental. Especialmente no Parque Nacional da Tijuca, é interessante observar as diversas mudanças na gestão do uso público ocorridas ao longo dos anos”, aponta a docente. “No caso da APA Guapi-Mirim, também gerida pelo ICMBio, também será especial, pois visitaremos a porção mais protegida da Baia de Guanabara e seus manguezais, a partir de uma experiência de turismo de base comunitária com a condução da Cooperativa Manguezal Fluminense”, revela.
Serviço
Quando: 3 de dezembro
Horário de saída: 7h15 (Avenida Pasteur, 458, Urca – Estacionamento da UNIRIO)
Horário de retorno: 16h30
Público-alvo: discentes da UNIRIO interessados na temática socioambiental e sua integração com o turismo de base comunitária.
Realização: equipe do projeto de extensão Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária na APA Guapi-Mirim.
Inscrições: https://forms.gle/ZKmzS3DykL5WviGn9 (Abertas até 1/12/2024)
Investimento*: R$ 100 (pix para eloisebotelho@gmail.com)
*Todo o valor será destinado à Cooperativa Manguezal Fluminense, responsável por realizar o passeio de barco guiado com o grupo.
Orientações para a visita:
https://docs.google.com/document/d/1dOQtPfoCqjp7udLpDQEfO9EOq76dTMExQNZE5iXN2GM/edit?tab=t.0