Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Abertas inscrições para o curso de Comunicação Institucional na UNIRIO

Abertas inscrições para o curso de Comunicação Institucional na UNIRIO

por Comunicação publicado 30/09/2025 14h31, última modificação 01/10/2025 09h05
A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores e terceirizados da UNIRIO para atuarem de forma estratégica na comunicação institucional

Estão abertas as inscrições para o curso de Comunicação Institucional, promovido pelo Setor de Formação Permanente (SFP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados da UNIRIO para atuarem de forma estratégica na comunicação institucional, tanto interna quanto externa. O curso busca ampliar a integração entre setores e aprimorar práticas comunicacionais no ambiente acadêmico.

As aulas serão presenciais, realizadas na sala de treinamento da Progepe (Av. Presidente Vargas, 446 – 20º andar), sempre às quartas-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro e 5 de novembro. A formação será ministrada pela jornalista da UNIRIO Liliana Glanzmann Vallejo.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line: clique aqui. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, e a confirmação será enviada por e-mail até 7 de outubro.

Confira o Plano do curso. 

Entre os principais temas a serem abordados estão:

  • Comunicação Institucional no contexto universitário;

  • Desafios da Comunicação Pública no Brasil;

  • Identidade, imagem e reputação da UNIRIO;

  • Planejamento de comunicação integrada na era digital e das redes sociais;

  • Comunicação interna como ferramenta de engajamento e valorização do servidor;

  • Endomarketing e motivação no ambiente de trabalho;

  • Comunicação externa, relacionamento com a imprensa e gestão de crises;

  • Critérios de noticiabilidade e produção de conteúdo jornalístico;

  • Inteligência artificial aplicada à comunicação, de forma ética e responsável;

  • Noções de comunicação inclusiva e acessível.

 

Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas pelo e-mail do Setor de Formação Permanente: progepe.sfp@unirio.br


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio