código do Google analytics Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica júnior — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica júnior

Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica júnior

por Comunicação publicado 16/05/2024 12h09, última modificação 28/05/2024 12h58
Oportunidade é para alunos regularmente matriculados em escola de nível médio, públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas de aplicação

Está aberto o período de submissão de propostas de candidatura à concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC-JR), oferecidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI). Confira o edital.

As bolsas IC-JR serão atribuídas exclusivamente a alunos regularmente matriculados em escola de nível médio, públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas de aplicação, não havendo restrições quanto à idade do bolsista e ao número de renovações.  As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, setembro de 2024 a agosto de 2025, admitindo-se renovação, com valor de R$ 300,00 mensais.

A apresentação de propostas deve ser feita pelo orientador, com envio de plano de estudo para o e-mail pesquisa@unirio.br. O prazo para submissão se encerra no dia 4 de julho. O resultado final será divulgado no dia 16 de agosto. O modelo do plano de estudo a ser elaborado está disponível no edital.

O Programa de Iniciação Científica Júnior representa o compromisso institucional de propiciar uma formação qualificada e direcionada para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico. Por meio dele, os alunos do ensino médio têm a oportunidade de produzir pesquisas orientadas por professores que visem a fortalecer seu aprendizado teórico e viabilizar a aprendizagem de técnicas, métodos e prática pedagógica em pesquisa.

Outras informações podem ser obtidas na página da Diretoria de Pesquisa.