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A colonização e o choque de civilizações é o tema do 2º encontro do projeto Glossário Decolonial de Macunaíma

por claudia.oliveira — publicado 12/08/2022 12h11, última modificação 12/08/2022 13h32
Evento on-line acontece na próxima segunda-feira (15) e terá a participação dos professores André Gardel e Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda

 "O recado do xamã: de Makunaima a Macunaíma e vice-versa" é o título da palestra que o professor André Gardel, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, fará neste segundo encontro que tem como foco a narrativa Macunaíma, de Mário de Andrade, a partir das experiências e performagias onírico-especulativas. Também participa do encontro o professor Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), que, com suas pesquisas sobre estudos culturais e organização do etnoconhecimento, enriquecerá o debate sobre o conflito das civilizações ameríndia, africana e europeia no contexto da colonização.

A conversa poderá ser acompanhada pelo canal do projeto Glossário Decolonial de Macunaíma no YouTube, na segunda-feira, dia 15 de agosto, às 14h30.

O projeto

Glossário Decolonial de Macunaíma é uma pesquisa ligada ao Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia que elaborará um glossário sobre a obra modernista Macunaíma, de Mário de Andrade. A coordenação da pesquisa é da professora Miriam Gontijo de Moraes, do Departamento de Processos Técnico-Documentais (DPTD) do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO.

O primeiro encontro virtual foi realizado em 25 de julho, abordou a diversidade de Mário de Andrade e teve a participação de Eduardo Jardim e Iria de Carvalho e Borges.

O projeto tem o compromisso de ser um instrumento terminológico na perspectiva decolonial de romper com o silenciamento e subjugação de povos, etnias, identidades e ajustar um problema de representação nos moldes da dominação colonial excludente mediante uma postura crítica em relação ao eurocentrismo na organização do conhecimento em toda a América Latina. A curadoria de materiais e a criação de mídias sociais para divulgação na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro também fazem parte do projeto, que conta com recursos da Faperj para a editoração da obra de referência dentro das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna.


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