código do Google analytics 7° Encontro Circulando com Autismos acontece nesta quinta-feira (26) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / 7° Encontro Circulando com Autismos acontece nesta quinta-feira (26)

7° Encontro Circulando com Autismos acontece nesta quinta-feira (26)

por Comunicação publicado 24/10/2023 10h10, última modificação 24/10/2023 19h00
O evento tem como objetivo discutir as invenções e estratégias de pessoas autistas dentro da universidade

O Projeto de extensão Oficina de Teatro Circulando promove, nesta quinta-feira (26),  o 7° Encontro Circulando com Autismos

O evento, que tem como objetivo discutir as invenções e estratégias de pessoas autistas dentro da universidade, acontecerá em locais diferentes da UNIRIO, como Escola de Teatro da UNIRIO, na sala Nelly Laport, no Auditório da Biblioteca Central e nos Jardins do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (CLA). Confira abaixo a programação completa. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. 

Durante a manhã, serão apresentadas cenas teatrais de participantes do projeto e de mães atípicas/artistas convidadas, além da exibição do documentário em comemoração aos 10 anos do projeto, contendo entrevistas com fundadores, coordenadores, participantes e oficineiros do Circulando. 

Na parte da tarde, a programação conta com palestras de artistas e psicanalistas debatendo os atravessamentos que perpassam pessoas neurodivergentes após a infância, além de uma roda de conversa com coletivos autistas da UNIRIO e UFRJ, com o intuito de discutir as estratégias de sobrevivência do sujeito autista dentro do espaço acadêmico. 

Para encerrar o encontro, haverá a  participação de Marina Bistriche Giuntini, autora do livro Entre os dentes – crônicas do SUS e da atenção psicossocial, com leitura dramatizada pelos oficineiros do Circulando. 

Confira a programação completa: 

7º  ENCONTRO CIRCULANDO COM AUTISMOS

Dia 26/10/23- quinta-feira

11h- 3ª Mostra Circulando. Exibição do documentário Circulando: uma década de Oficina de Teatro

11h20- Apresentação de cena curta de participantes do projeto

11h40- Apresentação de cenas do espetáculo Anamnese, de Joel Vieira, direção de Ivo Guedes e Claudia Macedo. Realizadas por um grupo de mães atípicas de Niterói/São Gonçalo. Atrizes: Gisele Paranhos, Glau Goulart, Lilian Pesavento e Priscila Ballero.

12h- Roda de conversa

13h-Oficina Rasaboxes com as professoras Adriana Bonfatti e Joana Tavares  (vagas preenchidas).

 

AUDITÓRIO BIBLIOTECA CENTRAL UNIRIO

15h15- Palestra com profissionais de diversas áreas: “Atravessamentos dos autismos para além da infância”

 

TENDA MÁRIO DE ANDRADE- Jardins do CLA

17h- Oficina de música integrada "Circulando"

 

SALA NELLY LAPORT– Jardins do CLA

18h30- Roda de Conversa com coletivos autistas da UNIRIO E UFRJ: “Estratégias de pessoas neurodivergentes no ambiente universitário”

19h45- Leitura de contos do livro de Marina Bistriche Giuntini, Entre os dentes - crônicas do SUS e da atenção psicossocial

 

Ficha Técnica:

Participantes e Oficineiros Artistas cena curta: Dudu, Lorena, Aline Vargas, Bianca Malta, Felipe Xavier, Lucas Correia e Maria Clara Andrade

Atrizes mães atípicas convidadas: Fabiana Costa, Gisele Paranhos, Glau Goulart, Lilian Pesavento e Priscila Ballero

Palestrantes: Fabricio Moser (USP), Isabel Adler (UFRJ) e Roberto Calazans (UFSJ), mediação de Fabio Malcher (UFRJ)

Participação: Marina Bistriche Giuntinie, autora do livro Entre os dentes - crônicas do SUS e da atenção psicossocial

Organização e produção:  

Oficina de Teatro Circulando UNIRIO/UFRJ.

Coordenação Teatro UNIRIO: Adriana Bonfatti e Joana Tavares

Coordenação Psicologia UFRJ: Fabio Malcher, Ana Beatriz Freire e Katia Alvares

Site: https://www.laboratorioartesmovimento.com/

 

Canais comunicação – Oficina de Teatro Circulando:

Sítio Eletrônico: https://circulandoteatrounirio.com

Instagram: @oficinacirculando

Vídeos: https://www.youtube.com/@oficinadeteatrocirculando593/videos


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio