código do Google analytics “O substituto” é atração desta sexta no Fórum de Psicanálise e Cinema — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / “O substituto” é atração desta sexta no Fórum de Psicanálise e Cinema

“O substituto” é atração desta sexta no Fórum de Psicanálise e Cinema

por diogo.martins publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 17/09/2013 14h17

Henry Barthes é professor de escola pública e possui um talento nato para criar empatia com jovens. Porém, decidido a não criar vínculos, opta por uma carreira de substituição, orientando turmas que ficaram sem docente.

Esse é o enredo do filme “O substituto” (Tony Kaye, 2011), que será exibido nesta sexta-feira, dia 30, às 18h, no Auditório Vera Janacopulos. Após a exibição, a obra será analisada pelos psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zusman, e pela museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro. O evento integra a programação do Fórum de Psicanálise e Cinema.

Projeto

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997, como projeto de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3 (APRIO3) . A partir de 2004, passou a contar com a participação da museóloga Ana Lúcia de Castro, professora da UNIRIO, responsável pelas informações técnicas e culturais dos filmes.

Em 2006 a UNIRIO firmou parceria com a Associação, para sediar, mensalmente, o Fórum de Psicanálise e Cinema. Quando a APRIO3 se fundiu com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), em agosto de 2011, a parceria foi mantida.

Abertas ao público, as sessões acontecem sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês. O auditório Vera Janacopulos se localiza no campus da Reitoria (Avenida Pasteur, 296, Urca). Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.