'Escola transformou a matemática em contas sem sentido'
A música e a matemática marcaram presença na cerimônia de abertura da 15ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), realizada na manhã desta segunda-feira, no Auditório Vera Janacopulos. O evento, cujo tema foi A Matemática está em tudo, teve início com apresentação musical do pianista Clifford Korman e do violonista Thiago Trajano, professores do Instituto Villa-Lobos (IVL).
Confira o vídeo da cerimônia de abertura.
Após a atração cultural, o vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, comentou sobre a evolução da Universidade ao longo dos últimos anos. “A SIA me traz à mente minha responsabilidade como gestor e pesquisador. Durante todo esse tempo, vi a Universidade crescer, com novos cursos de graduação e pós-graduação”.
Cardoso também salientou o momento difícil pelo qual tem passado a produção de ciência e a tecnologia no Brasil, convidando a comunidade a apoiar o Dia C da Ciência. “Essa é uma responsabilidade nossa, da universidade – não apenas do gestor, mas dos professores, dos discentes e dos técnico-administrativos”, ressaltou.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Mônica Vale, destacou a contribuição dos alunos-bolsistas para o crescimento e desenvolvimento da UNIRIO. “Estou aqui representando todos os alunos pobres da nossa Universidade”, disse. Para ela, a SIA é “uma oportunidade de mostrar tudo que a Universidade produz para fora de seus muros – e isso, também, é um ato de resistência”.
União em prol do conhecimento
À frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), a professora Evelyn Orrico comemorou a oportunidade de reunir os diferentes bolsistas da UNIRIO em um único evento. “Conseguimos ampliar e concretizar a união entre todas as modalidades de bolsa em uma Semana de Integração Acadêmica”, destacou.
Ela falou, ainda, sobre a atual falta de investimentos na pesquisa brasileira. “Investigamos com ética e, além disso, com muitos subsídios. Passamos por uma gravíssima crise ética, política e econômica”, apontou. “Investir na produção de conhecimento não é gasto, mas incentivo”, complementou.
O pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, mencionou as dificuldades enfrentadas por diversos programas da Universidade. Segundo ele, “muitos projetos não estão recebendo a devida atenção do governo federal – como o Pibid, por exemplo”.
Também presente à mesa, a Pró-reitora de Extensão e Cultura convidou o público a participar das atrações culturais e dos eventos de diálogo com a comunidade oferecidos pela programação da SIA.
Palestra
A palestra de abertura, A Matemática está em tudo, foi ministrada pelos professores da UNIRIO Gladson Octaviano Antunes e Michel Coimbra de Paula. Ambos se dedicam à popularização e divulgação da matemática para alunos e professores da educação básica.
Para Michel Coimbra, a matemática como disciplina escolar ou é amada, ou odiada pelos alunos. “A escola transformou a matemática em um monte de contas sem sentido”, disse. O trabalho do matemático, segundo ele, não é fazer contas, mas encontrar um padrão que se aplique às diversas situações.
Já Gladson Octaviano expôs as diferenças entre a matemática pura e a aplicada, a partir de estruturas fractais, caracterizadas pela “autossimilaridade e complexidade infinita”. De acordo com ele, os fractais surgiram como um conceito abstrato, mas que tem relação com diversos elementos à nossa volta. “A geometria que aprendemos na escola não é suficiente para objetos tão complexos. Por isso, é necessária a geometria fractal”, revelou.
O palestrante mencionou, ainda, diversas aplicações da matemática, como aprendizado de máquina, estatística, teoria dos jogos, análise numérica, química, biomatemática e teoria de controle – ramo da matemática comum à engenharia. Por fim, ele abordou as técnicas de produção do jogo Super Mario 64, primeiro game tridimensional a ser lançado no mercado.
A 15ª SIA acontece paralelamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação prossegue até o próximo sábado, dia 27, com palestras, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. Confira a agenda de atividades.