‘O evangelho segundo Dona Zefa’ estreia nova temporada nesta quarta-feira
A contadora de histórias, ceramista e escultora em madeira Josefa Alves dos Reis traz narrativas das tradições orais nordestinas e mineiras na peça O evangelho segundo Dona Zefa, que estreia nova temporada nesta quinta-feira, dia 28, no Planetário da Gávea. O espetáculo tem música original de Edu Krieger. Já texto e direção são do coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa), Zeca Ligiéro.
Para a criação, Ligiéro baseou-se em sua pesquisa sobre “tradição oral”, na qual realizou trabalho investigativo com Dona Zefa, residente do Vale do Jequitinhonha (MG). Quando criança, devido às sucessivas secas, a contadora de “causos” perambulou com a família pela região de Canudos, no norte da Bahia, partindo da fronteira de Alagoas com Sergipe.
A personagem adota diversas profissões até descobrir seu talento: escultura. A geografia de seu imaginário coloca lado a lado os serros frios das Gerais e a caatinga Nordestina. Convivem juntos Antônio Conselheiro e Lampião, anjos e santos, Tranca Rua e a Mãe Terra. A atriz trabalha com máscaras e há manipulação de bonecos que remetem à tradição do imaginário nordestino e do Vale do Jequitinhonha, presentes na arte de Zefa.
As apresentações acontecem até o dia 15 de dezembro, de quinta a domingo, às 20h. O Planetário da Gávea se localiza na Avenida Padre Leonel França, 240.
Outras informações pela página do espetáculo no Facebook.