Exposição 'Sementes da Esperança' acontece até a próxima sexta-feira
Conscientizar sobre a importância da relação entre os seres humanos e a comunidade da vida, para superar os conflitos entre os seres humanos decorrentes de discriminações e de diferenças inter-raciais, visando a uma sociedade global de “desenvolvimento sustentável”. Essa é a proposta da exposição Sementes da Esperança: visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças, que acontece na Biblioteca Central da UNIRIO.
No total, são 39 painéis de 2 metros de altura por 1 metro de largura, com estrutura de perfis easy frame, bases de aço, tecidos impressos e sistema elétrico para luminárias individuais. A montagem Sementes da Esperança possui 24 painéis, dos quais um é reservado para os visitantes expressarem suas reflexões sobre as próprias ações, e a ala nacional “Ambiências Urbanas” é formada por 15 painéis.
A exposição é realizada pela UNIRIO, em parceria com as organizações Earth Charter International (ECI) e Soka Gakkai International (SGI).
Histórico
A exposição remete a 2002, quando a SGI apresentou, pela primeira vez, a montagem Sementes da Mudança. Na ocasião, a mostra conquistou o terceiro lugar na categoria das exposições independentes. A partir de então, foi traduzida para 13 idiomas, sendo visitada por 1,5 milhão de pessoas em 27 países e territórios.
Como resultado das discussões da Conferência Mundial, o período de 2005 a 2014 foi definido como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU”, com ações promovidas junto à sociedade civil. Em 2010, com a necessidade de realizar a atualização e a revisão do conteúdo da exposição, surge uma nova montagem: Sementes da Esperança.
O conteúdo da exposição apoia-se nos três fundamentos “Aprender, refletir e delegar poderes”, mencionados pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, no texto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, citado em sua proposta de meio ambiente de 2002.
A exposição permanece até o dia 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.
A Biblioteca Central se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.