16ª Semana de Integração Acadêmica destaca trabalhos e projetos desenvolvidos na UNIRIO
Nem a falta de luz – a energia elétrica acabou no meio da cerimônia – tirou o brilho do encerramento da 16ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO. Centenas de estudantes e docentes lotaram o auditório Vera Janacópulos (campus da Reitoria) na tarde da última sexta-feira, 19 de outubro, para acompanhar a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento.
A cerimônia foi iniciada com a apresentação musical do quarteto formado pelos professores do Instituto Villa-Lobos Marco Tulio (saxofone), Thiago Trajano (guitarra), Almir Cortes (bandolim) e Cliff Korman (piano).
Em seguida, o vice-reitor, Ricardo Cardoso, saudou os estudantes e ressaltou que a Universidade é feita para eles: “Estamos aqui para servir a vocês. Entendam isso, precisamos de vocês, hoje e sempre”. Numa mensagem de esperança, ele lembrou o início dos anos 2000, em que se dizia que a pesquisa da UNIRIO estava em risco, e como a comunidade acadêmica conseguiu não apenas reverter a situação, mas colaborar para a ampliação das bolsas e o crescimento da Instituição.
“Temos que valorizar a Universidade pública e gratuita, isso é o mais importante neste momento. Dificuldades sempre existirão, mas quero passar para vocês essa esperança”, expressou o vice-reitor.
A pró-reitora da Assuntos Estudantis, Monica Valle, fez um agradecimento especial aos bolsistas de Incentivo Acadêmico que participaram da SIA. Compuseram também a mesa, ao lado do vice-reitor, Monica Mota, chefe da seção de Programas e Atividades de Ensino; Anderson Junger Teodoro, diretor de Pesquisa; Carlos Lyra, diretor de Pós-Graduação; e Naira Silveira, diretoria de Extensão. Eles anunciaram e entregaram as premiações dos eventos que compuseram a 16ª SIA. Confira a seguir os vencedores de cada um deles:
17ª Jornada de Iniciação Científica
12ª Semana de Ensino de Graduação