Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Ledor Amigo - apoio para pessoas cegas ou com baixa visão

Projeto Ledor Amigo - apoio para pessoas cegas ou com baixa visão

Desde 2018, a UNIRIO oferece cotas para pessoas com deficiência. Neste mesmo ano, 94 dos ingressantes nessas condições, 11 eram cegos e 20 com baixa visão. Apesar dos softwares de leitura de texto, como o DOSVOX, serem de ajuda para pessoas com deficiência visual, esses programas apresentam limitações. Fotos, gravuras, gráficos, e outros recursos para enfatizar aspectos e melhorar a explicação, não são do alcance da leitura do aplicativo leitor, arquivos em PDF também não são reconhecidos pelo programa. Também a voz de leitura, produzida por meio digital, é monótona, sem pausas e de mesma entonação.

Com isso, o aluno tem sua acessibilidade informacional prejudicada. Pensando nessa questão, o Projeto Ledor Amigo, sob coordenação da Prof. Luciana S. T. Matsushita, da Faculdade de Ciências Sociais, e de Bárbara Mamede Rocha, diretora da Diretoria de Programas de Atividades Especiais de Ensino de Graduação da UNIRIO (DPAE), dispõe ledores, ou seja, pessoas que leiam e descrevam imagens para esses alunos, como forma de inclusão e auxílio a eles.

Caso queira atuar como ledor voluntário, a jornada de atividades é de 4h semanais de atendimento ao aluno cego ou com baixa visão ou em plantões na biblioteca da UNIRIO ou de outra instituição com a necessidade. Inscrições para ledores através do link: https://forms.gle/RJGNzx5UUnAAZRHy9.