Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Políticas para ensino, pesquisa e extensão

Políticas para ensino, pesquisa e extensão

Pesquisa

De acordo com a Resolução nº 1935, de 14 de julho de 1998, Iniciação Científica “tem por objetivo capacitar os alunos de graduação junto às atividades de pesquisa, bem como estabelecer canais adequados a sua formação mediante a utilização de procedimentos teóricos e metodológicos no desenvolvimento do conhecimento”.

Os alunos interessados nas bolsas de iniciação científica devem procurar o professor que desenvolve pesquisa cujo projeto está cadastrado no Departamento de Pesquisa e verificar o calendário do Edital de Bolsas de Iniciação Científica, que ocorrem, em geral, no meio do ano.

Maiores detalhes no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO.

Extensão

De acordo com a Resolução nº 1935, de 14 de julho de 1998, a Extensão “tem como finalidade possibilitar ao estudante universitário o desenvolvimento de ações vinculadas aos relevantes problemas da sociedade, tendo como pressuposto o seu vínculo com a pesquisa e o ensino”.

Os alunos interessados nas bolsas de extensão devem procurar o professor que desenvolve as ações de Extensão e verificar o calendário do Edital de Bolsas de Extensão, que ocorrem, em geral, no final do ano.

Veja as ações de extensão cadastradas no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC.

Monitoria

De acordo com a Resolução nº 1935, de 14 de julho de 1998, a Monitoria é “função exercida por alunos regulares dos Cursos de Graduação da Universidade, sob supervisão constante de um docente de disciplina, que o orientará em suas atividades ligadas a tarefas didáticas e demais ações que envolvam, em conjunto com o professor, a orientação de alunos”

Os alunos interessados nas bolsas de monitoria devem procurar o professor que ministra a disciplina e verificar o calendário do Edital de Bolsas de Monitoria, que ocorrem, em geral, no final do ano.
Maiores detalhes no site da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.