Notícias
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PESQUISADORES DO LABORATÓRIO SE REÚNEM PARA A CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL — publicado 03/01/2025 Em 3 de janeiro, os pesquisadores do Laboratório que estavam no Rio de Janeiro se reuniram para comemorar as conquistas de 2024 e traçar estratégias para 2025. |
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Banca de defesa de doutorado de Sara Fagundes. 15/07/2024 |
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O PESQUISADOR RAY DA CONCEIÇÃO PUBLICOU TRÊS ARTIGOS EM PERIÓDICOS QUALIS A NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024. A EQUIPE DO LABORATÓRIO PARABENIZA O DOUTORANDO PELA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE QUALIDADE QUE CONSTOU DE: — publicado 03/05/2024
Uma resenha na revista Filosofía e educação (Unicamp) - EL TONTO Y LOS CANALLAS: Proposta transmoderna para perspectiva decolonial (Qualis: A4). Site da revista: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe ;
O artigo “Devorando a cena: a justiça epistêmica” na revista OUVIROUVER (UFU) Qualis: A2 https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver O artigo Laborarte: Pioneirismo decolonial no teatro maranhense, na revista SALA PRETA (USP) - (Dossiê Teorias da Cena em Perspectivas do Sul) Qualis: A1 |
INVESTIGADORA CAROLINA LYRA LANÇA LIVRO NO RIO DE JANEIRO
— publicado 10/08/2023
A pesquisadora Carolina Lyra, atualmente professora da ESMAE do Porto, lançou o livro "É Preciso ouvir o homem [nu]" pela editora Appris no dia 10 de agosto, na livraria Folhas Secas, no Rio de Janeiro. O livro é adaptado da tese de doutoramento defendida no PPGAC e discute conceitos do engenheiro e artista Flávio de Carvalho. Foi um sucesso!
PARTICIPAÇÃO DOS PESQUISADORES DO LABORATÓRIO NA PRAGUE QUADRENNIAL 2023
Os pesquisadores do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana participaram intensamente da Prague Quadrennial 2023. Evelyn Lima apresentou resultados de uma das pesquisas do Laboratório no Performing Cultural Grounds, Sara Fagundes e Francisco Leocádio apresentaram um trabalho sobre iluminação cênica no PQ Talks e Carolina Lyra lançou seu livro sobre Flávio de Carvalho na reunião da OISTAT. Para completar, apresentamos o minivideo "De almacém portuario abandonado a espacio para las artes escénicas"
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DOUTORANDO PESQUISADOR DO LABORATÓRIO PARTICIPARÁ DO VI FORO INTERNANCIONAL Y CRÍTICOS DE ARTES ESCÉNICAS
— publicado 13/07/2023
Muito felizes, comunicamos que o doutorando Heder Braga teve seu paper aprovado para apresentação oral no VI Foro Internacional de Investigadores y Críticos de Artes Escénicas para Públicos Jóvenes em Buenos Aires de 04 a 08 de setembro de 2023.
PESQUISADORA DO LABORATÓRIO DEFENDE DISSERTAÇÃO
— publicado 25/01/2023
Findamos 2022 com a defesa da dissertação de nossa pesquisadora Milena Fernandes. A banca, composta por Leonardo Munk e Niuxa Drago, considerou excelente o trabalho "Transformação e Apropriação. O teatro de Richard Foreman". Parabéns por mais essa conquista!
FOLDER DO DOCUMENTÁRIO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E PRÁTICAS ARTÍSTICAS É EXIBIDO EM EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO IAB
— publicado 13/12/2022
Exibição do folder do documentário Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas com 3 desenhos A3 na exposição de trabalhos do IAB de 12 de dezembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023.
COORDENADORA ADJUNTA RECEBE MENÇÃO HONROSA POR LIVRO PUBLICADO
— publicado 13/12/2022
A coordenadora adjunta acaba de receber uma menção honrosa na 60ª Premiação Anual do IAB pelo livro Edifícios Teatrais Contemporâneos. Impactos urbano-ambientais e sociais nas cidades (2022, Contracapa/FAPERJ), adaptação de uma pesquisa de longa duração desenvolvida no Laboratório com apoio do CNPq e da qual participaram em diferentes temporalidades, alguns bolsistas IC.
TRABALHO APROVADO PARA A QUADRIENAL DE PRAGA DE 2023
— publicado 13/10/2022
Os pesquisadores Francisco Leocádio e Sara Fagundes tiveram trabalhos aprovados para apresentação na próxima Quadrienal de Praga, em junho de 2023
LANÇAMENTO DE LIVRO BILINGUE ORGANIZADO POR MEMBROS DO LABORATÓRIO
— publicado 25/11/2022
As pesquisadoras Evelyn F.W. Lima, Niuxa Drago e Carolina Lyra publicaram o livro bilíngue intitulado Architecture, Artistic Practices, and Cultural Heritage. Contemporary Reflections from Theory to Practice editado pela Loope Editora, com dezoito capítulos de especialistas nas três áreas.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO ESPAÇO TEATRAL E MEMÓRIA URBANA DA UNIRIO LANÇA OFICIALMENTE DOCUMENTÁRIO PATROCINADO PELO CAU/RJ
— publicado 18/10/2022
No dia 17 de outubro de 2022, às 17 horas, os arquitetos Noêmia Barradas e Marcus Fiorito, vice-diretores do CAU/RJ, e a chefe de gabinete Patrícia Cordeiro, receberam o público de cerca de 40 pessoas para o lançamento oficial do documentário Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas, beneficiado pelo Edital de Patrocínio Cultural 2020. O filme foi exibido na sede do próprio CAU/RJ e o Salão do 23º andar foi transformado em sala de projeção.
A Vice-Diretora do CAU/RJ, arquiteta Noêmia Barradas convidou a arquiteta e professora da UNIRIO Evelyn Furquim Werneck Lima para abrir a sessão.
A professora agradeceu e explicou que o documentário era fruto de uma pesquisa institucional e agradeceu muito ao CAU/RJ e à própria equipe de pesquisadores
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Após o término da exibição, a vice-diretora Noêmia Barradas elogiou o resultado do documentário e convidou novamente a professora para as palavras finais, demonstrando todo o apoio do CAU/RJ para os debates junto às comunidades da área Portuária.
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A professora, que dirigiu a pesquisa e o documentário, agradeceu muito e mostrou os DVDs produzidos. Na coordenação da pesquisa contou com a parceria dos Professores doutores Leonardo Munk (Unirio) e Leonardo Mesentier (UFF)
LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO ‘Patrimônio Industrial e Práticas artísticas’ ACONTECE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA(17)
— publicado 13/10/2022
A divulgação do lançamento oficial do documentário Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas foi publicada na página da UNIRIO, citando o patrocínio cultural do CAU/RJ e a finalização do filme de 1h 29 minutos que foi apresentado na sede do próprio CAU/RJ no dia 17 de outubro de 2022.
COORDENADORA ADJUNTA MINISTRA DUAS CONFERENCIAS EM PORTUGAL
— publicado 26/09/2022
Em setembro de 2022, a coordenadora adjunta Evelyn F.W.Lima proferiu duas conferências em Portugal, uma na Universidade de Évora e outra na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do politécnico do Porto, em eventos do Centro de História da Arte e Intervenções Artísticas da universidade de Évora, com a qual temos Acordo de Cooperação Internacional. Após as conferências, a referida professora realizou pesquisa de campo sobre o patrimônio industrial português em Evora, Guimarães e Porto.
COORDENADORA ADJUNTA LANÇA O LIVRO Edifícios Teatrais Contemporâneos. Impactos urbano-ambientais e sociais nas cidades NOS DIÁLOGOS IAB-RJ
— publicado 26/08/2022
Após a Mesa Redonda " Como funcionam as Políticas Culturais - Equipamentos culturais para as cidades" da qual participaram Ceça Guimaraens, Andrea Borde e a própria Evelyn, com mediação de Paula Camargo, o livro foi lançado pela editora Contracapa.
A íntegra da Mesa e do lançamento podem ser conferidas no Youtube do IAB.
PRÉ-LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO PATROCINADO PELO CAU/RJ NA FOURTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARCHITECTURE, THEATRE, AND CULTURE
— publicado 26/07/2022
Em 26 de julho de 2022, ocorreu no âmbito do Fourth International Conference on Architecture, Theatre, and Culture o pré-lançamento do documentário Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas realizado por parte da equipe do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO, dirigido pela professora arquiteta Evelyn Furquim Werneck Lima. A proposta para o documentário venceu o Edital do Patrocínio Cultural de 2020 do CAU-RJ, que patrocinou a produção do audiovisual.
Na ocasião, quando foram exibidos trechos do documentário que despertaram grande interesse da plateia internacional, contamos com a presença do vice-presidente do CAU/RJ, arquiteto Marcus Fiorito.
CRÉDITOS
Direção Geral
Evelyn Furquim Werneck Lima
Coordenação da Pesquisa
Evelyn Furquim Werneck Lima
Leonardo Marques de Mesentier
Leonardo Ramos Munk Machado
Direção
Fernando Mamari
Produção
Pajé Produções Culturais
Edição
Marco Beranger
Roteiro
Evelyn Furquim Werneck Lima e Elizabeth Mota Jacob
Equipe de Pesquisa
Evelyn Furquim Werneck Lima
Bernardo Rocha de Miranda e Silva
Francisco Leocádio
Heder Braga
Sara Fagundes
Bruno Cassano Nogueira
Julia Ferraz Maciel da Fonseca
Natalia Gadiolli
Narração:
Raphael Janeiro
Vinhetas
Francisco Leocádio
Maquetes Eletrônicas
Bernardo Rocha de Miranda e Silva
Bruno Cassano Nogueira
Ana Paula de Aguiar Silva Rodrigues
Filmagens com drones
DR 1 Imagens e Inspecções
Colorização e Videografismo
Millerbaum Produções Culturais
Legendagem
Tikinet
Divulgação
Milena Fernandes
Heder Braga
Carolina Lyra
UNIRIO/COMSO
LANÇADO O DOCUMENTÁRIO “PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E PRÁTICAS ARTÍSTICAS”, VENCEDOR DO EDITAL DE PATROCÍNIO CULTURAL DO CAU/RJ 2020
— publicado 26/07/2022
Lima, Evelyn Furquim Werneck et al. Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas. O patrimônio industrial desativado da Área Portuária, sua potencialidade para usos artístico-culturais e os impactos sobre a população local. Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana/UNIRIO/CAU/RJ, 2022.
O documentário analisa e discute a conservação de estruturas industriais de enormes dimensões que estão desocupadas na Área Portuária do Rio de Janeiro e que constituem exemplares de valor cultural, não só pelo sistema construtivo e qualidade estética, mas pela própria significância na história da cidade. Defende que os galpões portuários desativados podem vir a representar relevante papel na gestão da conservação do patrimônio industrial carioca, se ocupados com usos artístico-culturais, com base nas teorias de Lefebvre (1974), Certeau (1980) e nos conceitos de Kühl (2010) sobre o patrimônio industrial, partindo de experiências exitosas em outros países e no Brasil.
O filme de 1 hora e 29 minutos foi estruturado em 4 módulos: (i) Do mar aos morros: uma lenta conquista; (ii) O patrimônio industrial e as artes: algumas experiências; (iii) O tijolo e o ferro: a memória do trabalhador, com as possibilidades de conservação do patrimônio industrial e (iv) As artes afloram no Porto: uma população local de artistas – que envolveu pesquisa sócio antropológica. Ao longo do documentário foram entrevistados arquitetos e artistas da região.
Como forma de resistência e alternativa à mercantilização da cultura, grupos teatrais e seus diretores visionários têm ocupado vazios urbanos num esforço de exercer a cidadania. A proposta é debater com as comunidades locais a ocupação de dois galpões desativados por coletivos que se formem nas adjacências. As duas ocupações deverão manter o “espírito do lugar” dessa região que remete à história dos trabalhadores. Em síntese, o documentário sugere o debate sobre a recuperação e ocupação do patrimônio industrial como uma solução que pode reincorporar os imóveis desativados sem promover a espetacularização e sem exclusão social.