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Estudos do Espaço Teatral

Criado em 1994, o grupo investiga o espaço teatral e o espaço urbano, à luz da semiologia do espaço e da antropologia cultural. A pesquisa gerou 18 dissertações, 17 teses, além de inúmeros livros publicados, ensaios e artigos em periódicos científicos. Os resultados tiveram repercussão nacional nos Congressos da ABRACE, (SP/1999, Salvador/2001, Florianópolis/2003, Rio de Janeiro/2006 e BH/2008). A coordenadora, Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima, lançou o livro Arquitetura do Espetáculo, Ed. UFRJ, 2000 (prêmio anual do IAB/RJ). Outros resultados foram apresentados na ANPUH Nacional (2003, 2005 e 2007) e em O Percevejo - revista de Teatro, Crítica e Estética n.10, 2003. E inúmeros congressos nacionais e internacionais. Desde então, cada etapa foi concluída com a publicação de um livro ou ensaios em revistas com Qualis.

 

O edifício teatral através da crônica. Rio de Janeiro 1880-1940

Este projeto deu início ao Laboratório de Estudos do Espaço Teatral, reunindo pesquisadores mestrandos, de aperfeiçoamento e de iniciação científica no sentido de investigar os edifícios teatrais do Rio de Janeiro. Utilizou-se para tal as fontes primárias dos periódicos de época e das crônicas literárias, além de se investigar a arquitetura dos inúmeros teatros construídos no período entre 1880-1940. A análise desta arquitetura, quase toda desaparecida, foi o principal objeto da pesquisa que originou uma publicação de grande divulgação entre alunos de teatro e de arquitetura. Foram efetuados estudos comparativos entre os vários edifícios e seus repertórios. Os resultados desta pesquisa foram publicados na série Ensaios do Caderno de Pesquisa em Teatro UNIRIO/CLA/PPGT, 1999, constando de dez ensaios ilustrados dos vários pesquisadores.

 

Estudos do Espaço Teatral (2a etapa). A cena teatral carioca nos anos 1940: rupturas e permanências

Utilizando teorias de Erwin Panofsky e Patrice Pavis, o projeto investigou autores nacionais que fizeram sucesso nas montagens dos anos 1940 a 1950, com destaque para Juracy Camargo, Paschoal Carlos Magno, Silveira Sampaio, Abílio Pereira de Almeida e Nelson Rodrigues, entre outros. Foram selecionadas três peças de cada autor, analisadas espacialmente na cena por meio de fotografias. Confrontando-se essas fotografias com os textos e suas rubricas, das críticas em periódicos de época, no sentido de demonstrar que em cada um deles havia a inserção de elementos modernizadores da cena, porém apenas Nelson Rodrigues tem sido encenado com frequência. No campo da arquitetura, verificou-se a passagem de grandes teatros para teatros de "bolso", que já acusavam uma mudança no público receptor. No período em que coordenei esta pesquisa, apresentei comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, divulgando os resultados parciais e fui editora responsável pelo número 10 da revista O Percevejo.

 

Estudos do Espaço Teatral (3a etapa) Elaboração de uma metodologia para a análise da História da Cena através da iconologia e da semiologia

Este projeto investigou a possibilidade de se estabelecer uma metodologia para escrever a História da cena teatral por meio da elaboração de um método que foi designado de iconosemiológico, pois busca recuperar a história da encenação teatral analisando séries de fotografias não posadas sobre os espetáculos selecionados. Foram considerados os conceitos teóricos de Walter Benjamin, Patrice Pavis, Erwin Panofsky, Tadeusz Kowzan e o método foi registrado no Instituto dos Arquitetos do Brasil. O método iconosemiológico para investigar a história da cena foi divulgado na II ABRACE, patenteado no IAB/RJ e foi publicado um ensaio da coordenadora com a doutoranda Niuxa Drago intitulado “Em busca da história da cena aplicando o método íconosemiológico. Cenários de Santa Rosa em Senhora dos Afogados”, entre outros.

 

Estudos do Espaço Teatral (4a etapa) Arquitetura e Dramaturgia: do teatro jesuítico às Casas de Ópera do século XVIII

A quarta etapa, iniciada em 2003, versa sobre um desdobramento da pesquisa de pós-doutorado da coordenadora Evelyn Lima na Université Paris X, sobre arquitetura e dramaturgia no século XVIII e investiga a arquitetura das casas de ópera, os repertórios, as cartografias das cidades históricas, o teatro de bonecos, os dramaturgos e literatos que foram encenados no Brasil colonial. Outros estudos sobre o espaço teatral e a cidade são também objeto de análises comparativas. Esta pesquisa gerou cinco artigos: um publicado no Canadian Journal of History n.42, Spring 2007, dois na Urdimento n.4  (2005) e n.6 (2006), um na Convergência Lusíada n. 24 e um na ArtCultura n. 15, além de 4 conferências (2006) e 5 palestras (2007) entre elas uma no Translitteracy - Prague Quadriennal 2006 e duas no Real Gabinete Português de Leitura (2007 e 2008).

 

Arquitetura e Teatro: o edifício teatral de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc (Edital Universal Ciências Humanas-CNPq)

O subprojeto "Arquitetura e Teatro: de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc" (Edital Ciências Sociais Aplicadas) gerou vários artigos e o livro Arquitetura e Teatro: o edifício teatral de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc (Contracapa/FAPERJ, 2010). O recém-doutor Ricardo Brügger recebeu o prêmio Monografias da Secretaria das Culturas por sua tese A Cidade como Palco, que foi publicada em 2008. A coordenadora lançou o livro Das Vanguardas à Tradição (7 Letras/FAPERJ, 2006) contendo três capítulos sobre a pesquisa.

 

Estudos do espaço teatral-(5ª etapa). Entre edifícios teatrais e cenografias - a plasticidade crítica de Lina Bo Bardi. Uma contribuição ímpar à arquitetura e às artes no Brasil

Os projetos para teatros e para as cenografias concebidos pela arquiteta Lina Bo Bardi constituem o objetivo desta pesquisa, cuja proposta é comprovar que tanto nos teatros projetados quanto nos projetos de cenografia existe a busca da contextualização extrema da obra. Esta constatação contraria muitas vezes a ideia de ruptura e de fazer tavola rasa do passado, como foi propagado pelos ideólogos do Movimento Moderno, ainda em voga no Brasil no período em que estabelecemos o recorte temporal (1967-1985). As propostas dos espaços teatrais e das cenografias foram analisadas à luz da semiologia do espaço. Considerando que alguns espaços teatrais foram resultantes de obras de restauro com reutilização dos espaços internos, estabelecemos também um eixo de estudos dos processos de restauro dos ditos espaços. A pesquisa aprofundou a investigação teórica sobre Lina como arquiteta e como cenógrafa. Neste sentido, foram confrontados os conceitos de arte e técnica com base nos pressupostos teóricos de Giulio Carlo Argan (1993), e os conceitos de José Roberto Teixeira Coelho (1987) para entender o sentido da construção da arquitetura, sob a ótica semiológica.

As inovações resultantes da 5ª etapa "Entre arquiteturas e cenografias" (2006-2010) foram apresentadas na ANPUH Nacional, no ARQUIMEMÓRIA e na ABRACE. Sob a organização da coordenadora foi publicado o livro Espaço e Teatro: do edifício teatral à cidade como palco (2008), reunindo trabalhos de estudiosos de outras universidades e de vários membros do Grupo de Pesquisa. Além dos muitos artigos, capítulos de livro e palestras, a 5ª etapa foi divulgada no livro Entre arquiteturas e cenografias, Lina Bo Bardi e o teatro (Contracapa/ FAPERJ, 2012), incorporando além dos estudos sobre a arquitetura, os estudos sobre a cenografia de cinema investigados por Cassia Monteiro na dissertação de mestrado.

 

Estudos do Espaço Teatral (6ª etapa). Arquitetura, teatro e cultura. Estudo comparativo entre os espaços teatrais em Londres, Madri e Paris no século XVII.

Em sua 6ª etapa, a pesquisa Estudos do Espaço Teatral (2009-2013) versou sobre o estudo comparativo entre os espaços teatrais em Londres, Madri e Paris no século XVII e foi aprofundada pelas pesquisas e contatos realizados durante o Estágio Sênior da coordenadora no Collège de France, em Paris (CNPq, 2011), em colaboração com o Prof. Roger Chartier. Nesta etapa, a coordenadora foi pela segunda vez agraciada com o auxílio Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e promovida ao nível 1-C como pesquisadora em produtividade do CNPq. Foi realizado o Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture (2012) e publicado o livro Arquitetura, Teatro e Cultura: revisitando espaços, cidades e dramaturgos do século XVII, com capítulos de pesquisadores estrangeiros em diálogo com os três principais ensaios resultantes da pesquisa.

 

Estudos do espaço teatral (7ª etapa) Arquitetura, Teatro e Cultura. Estudos para averiguação dos impactos de empreendimentos culturais no tecido urbano das grandes cidades: edifícios teatrais contemporâneos

O projeto Estudos do Espaço Teatral (7ª etapa) constou de estudos sobre diferentes tipologias em dezessete teatros no mundo ocidental, seus pontos positivos e negativos, estudos comparativos entre os mesmos e suas inserções no tecido urbano nas cidades. Além de realizar a Third International Conference on Architecture, Theatre and Culture versando sobre , a coordenadora proferiu inúmeras conferências no Brasil, na Itália, no Reino Unido, na Franca e na República Tcheca, e publicou ensaios e artigos científicos em alguns desses países. Vários membros do Laboratório tiveram suas pesquisas selecionadas pela organização da Quadrienal de Praga de 2015 e foram apresentar seus trabalhos naquela cidade. O livro resultante desta etapa da pesquisa recebeu o auxílio APQ3 da FAPERJ e será publicado em 2021.


Estudos do espaço teatral (8ª etapa) Arquitetura, Teatro e Cultura. A historiografia da arquitetura teatral do Renascimento à Contemporaneidade.

O atual projeto buscará realizar uma análise desta historiografia a partir da seleção de historiadores que tenham se dedicado ao estudo da história da arquitetura teatral, a ser concluído em 2022. A coordenadora foi promovida ao nível 1-B da bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e os primeiros resultados do projeto – relativos aos séculos XX e XXI - foram apresentados na V Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura e na reunião do TAWG, em 2020, suscitando bastante interesse dos congressistas. Os pesquisadores que participam deste projeto se inserem principalmente nas linhas de pesquisa Processos e Métodos de Construção Cênica e História da Cultura