código do Google analytics UNIRIO lança Manual de Atos Oficiais — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança Manual de Atos Oficiais

UNIRIO lança Manual de Atos Oficiais

por Comso publicado 18/01/2017 11h00, última modificação 19/01/2017 07h31

Com o objetivo de padronizar os documentos oficiais da UNIRIO e aprimorar os procedimentos administrativos, foi lançado o Manual de Atos Oficiais, conforme a Ordem de Serviço nº 001/2017, publicada no Boletim nº 01, de 17 de janeiro de 2017. O projeto foi elaborado pela Comissão de Elaboração do Manual de Atos e Comunicação Oficial (Cemaco), instituída pela Chefia de Gabinete em maio de 2016.

Alinhado aos interesses das comunidades interna e externa e de toda a Administração Pública, o Manual reúne questões pertinentes à comunicação oficial e apresenta as diretrizes básicas redacionais, os princípios administrativos e as especificações dos atos oficiais. O documento também busca consolidar a identidade visual de atas, ofícios, memorandos, entre outros, por meio de modelos disponibilizados no site da UNIRIO.

Ao todo, são listados 21 atos administrativos, entre impressos e eletrônicos, com especificações referentes a conceito, finalidade e estrutura, além de apresentação de exemplos e do número de vias para cada documento. O Manual e os modelos de atos oficiais estão disponíveis para acesso e consulta pelo link http://www.unirio.br/manualdeatosoficiais.

No desenvolvimento do Manual, a Cemaco também realizou um trabalho cuidadoso para divulgar e implementar a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD). Estabelecida para Instituições Federais de Educação Superior, em conformidade com as legislações vigentes, a TTDD contribui para organizar e acessar os arquivos, assegurando assim o suporte às decisões político-administrativas e o direito dos cidadãos de acesso às informações.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio