código do Google analytics UNIRIO celebra seus 40 anos em clima de emoção — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO celebra seus 40 anos em clima de emoção

UNIRIO celebra seus 40 anos em clima de emoção

por Comso publicado 05/06/2019 17h25, última modificação 06/06/2019 15h56

A UNIRIO celebrou na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, seus 40 anos de criação -- instituída pela Lei nº 6.655/1979, que transformou a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj) na então Universidade do Rio de Janeiro.

O evento solene aconteceu no auditório Vera Janacópulos, na Urca, e contou com a presença de ex-alunos e ex-professores, além de membros da comunidade acadêmica. A abertura contou com a apresentação da Orquestra Barroca de Bolso, com Clara Borges e Lucas Bracher, nos cellos, Luan Braga e Roger Ribeiro, nos violinos, e Ladson Matos, à espineta.

Ao inaugurar as falas da mesa solene, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca brincou que “nossa UNIRIO deixa hoje de ser balzaquiana para entrar na meia idade”.  Mais à frente, visivelmente emocionado, questionou o que merecia ser comemorado para além dos 40 anos de existência da Universidade.

“Nós comemoramos seu crescimento substancial em cursos de graduação e de pós-graduação e, em consequência, o aumento no quantitativo de estudantes. Comemoramos a ampliação do conjunto de docentes e de técnicos-administrativos. Comemoramos seu crescimento espacial, com prédios que nos foram doados e que foram e que estão sendo construídos. Comemoramos a ampliação da estrutura organizacional, com novas pró-reitorias e setores para a prestação de bons serviços à comunidade interna e externa. Comemoramos a visibilidade nacional e internacional que UNIRIO tem em seus 40 anos, assim como o reconhecimento por nossa competência acadêmica. São inúmeros os motivos para comemoração, advindos da dedicação de todos nós”, concluiu.

Ricardo Cardoso, atual vice-reitor e professor da UNIRIO há 25 anos, disse que considera a Instituição como sua casa, pois “muitas vezes ficamos mais tempo na Instituição do que em nossos próprios lares, e nessa lógica vamos crescendo como pessoa e fazendo crescer nossa Universidade”. Ele ressaltou a honra em participar dessa história, “que vai continuar acontecendo, porque nós queremos. Estaremos sempre batalhando não só pela UNIRIO, mas por todas as universidades públicas e gratuitas”.

Trajetórias

O evento foi marcado pela emoção também daqueles que compõem o grupo de pró-reitores da Universidade, todos com uma trajetória de muitos anos na Instituição. Alcides Guarino, pró-reitor de Graduação, manifestou a honra e a alegria de estar presente na comemoração dos 40 anos da UNIRIO, onde atua há 26 anos. Ele destacou o avanço na qualidade dos cursos de graduação e alertou que a Instituição precisa cada vez mais do apoio e da luta diária de toda a comunidade acadêmica.

Professora da Universidade há quase 30 anos e atual pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Evelyn Orrico mencionou o bom desempenho da pós-graduação e da pesquisa na Instituição, com bons resultados alcançados nas avaliações. “Isso é fruto do trabalho, da seriedade e da dedicação de nosso alunos, docentes e técnicos”, avaliou, defendendo a união de todos na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Paulo Sérgio Marcelini, pró-reitor de Extensão e Cultura, também externou sua honra em presenciar a história da Universidade, que hoje se destaca não apenas na graduação e na pós-graduação, mas também na extensão: “Conseguimos ser a ponte entre a Universidade e a sociedade, e contamos com todo o apoio da gestão para desenvolver mais de 300 projetos voltados para extensão e de cultura”.

Ex-alunos da UNIRIO, Loreine Hermida, pró-reitora de Planejamento, e Thiago Lima, pró-reitor de Administração, também expressaram sua honra e emoção em percorrer uma trajetória que culminou com a atuação na gestão da Universidade. Já o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon, servidor há 44 anos, reconheceu ter visto a história da Universidade e o quanto ela cresceu ao longo dos anos, não só em número de alunos e servidores, mas também na quantidade e qualidade dos cursos oferecidos.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Monica Vale, há 15 anos à frente da área de assistência aos estudantes, celebrar os 40 anos da UNIRIO no momento atual representa uma vitória em “existir, resistir e continuar produzindo”. Ela salientou que os servidores que completam 40 anos de Instituição, e aqueles com mais tempo de Universidade, devem servir de exemplo para os mais novos, por terem dedicado suas vidas à construção de uma UNIRIO forte e viva.

Homenagens

Três servidores foram homenageados por também completarem, em 2019, 40 anos de serviços prestados à UNIRIO: o técnico em refrigeração Aluísio Portugal, do HUGG, e os docentes Cibeli Reynaud e Luiz Pedro San Gil Jutuca. O vice-reitor Ricardo Cardoso entregou diploma e medalha de honra aos homenageados.

Na solenidade, foi apresentada a nova versão do vídeo institucional da UNIRIO, produzida pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS).

40 anos 1
Orquestra Barroca de Bolso se apresentou na abertura do evento (Foto: Comso)

40 anos 2
Mesa composta pelo reitor e pelos pró-reitores da UNIRIO (Foto: Comso)

40 anos 3
Reitor Luiz Pedro Jutuca discursa durante o evento (Foto: Comso)

40 anos 5
Vice-reitor Ricardo Cardoso entrega diploma e medalha a servidor homenageado (Foto: Comso)

40 anos 6
Servidora recebe homenagem durante o evento (Foto: Comso)

Reitor Luiz Pedro Jutuca também foi homenageado por seus 40 anos de dedicação à UNIRIO (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio