código do Google analytics UNIRIO assina acordo com Universidade de Bolonha — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO assina acordo com Universidade de Bolonha

UNIRIO assina acordo com Universidade de Bolonha

por Comso publicado 21/02/2014 15h10, última modificação 24/02/2014 10h12

A UNIRIO assinou este mês acordo de mútua cooperação com a Universidade de Bologna (Itália). O convênio prevê realização de projetos de pesquisa em conjunto, intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes universitários e organização de seminários, simpósios e colóquios cujos temas sejam de interesse mútuo.

Considerada a primeira universidade do mundo ocidental, Bolonha tem uma história que se confunde com a de grandes pensadores nos campos das ciências e das letras que se tornaram referência na cultura europeia. A instituição que hoje chamamos “universidade” começou a se formar na comuna de Bolonha no final do século XI, com mestres de gramática, retórica e lógica.

As negociações entre a UNIRIO e a Universidade de Bolonha se iniciaram em abril de 2013, quando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca visitou a Instituição. O acordo firmado tem prazo de cinco anos.

Pela UNIRIO, participaram da assinatura a coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Vargas, e o diretor de Pós-Graduação, Paulo Cavalcante. O reitor da Universidade de Bolonha, Ivano Dionigi, e a pró-reitora de Relações Internacionais, Carla Salvaterra, também participaram da reunião.

 

Diretor de Pós-Graduação da UNIRIO, Paulo Cavalcante, com vice-reitora da Universidade de Bolonha, Carla Salvaterra


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio