código do Google analytics Transporte intercampi recebe ônibus adaptado para acessibilidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Transporte intercampi recebe ônibus adaptado para acessibilidade

Transporte intercampi recebe ônibus adaptado para acessibilidade

por Comso publicado 09/04/2014 17h50, última modificação 14/04/2014 11h20

Já está em circulação o primeiro ônibus do Projeto Intercampi/UNIRIO adaptado para acessibilidade de estudantes com deficiência. De acordo com a Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Dace), os demais ônibus do Projeto Intercampi e o ônibus rodoviário que atende à unidade também serão adaptados. A previsão do Setor de Transportes é que os veículos estejam prontos em até quatro meses.

A adaptação dos veículos está sendo viabilizada por recursos do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir), do Ministério da Educação. O programa propõe ações voltadas ao acesso pleno de pessoas com deficiência à Instituição.

Nomeado pelo reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca e sob coordenação da professora Mônica Valle (Dace), o Grupo de Trabalho (GT) do Programa Incluir é composto pelos pró-reitores de Graduação, Loreine Hermida, de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso, e de Extensão e Cultura, Diógenes Pinheiro; pela coordenadora de Educação a Distância, Giane Moliari; pela coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Vargas; pelo coordenador de Engenharia, George Figueiredo; e pelas professoras Claudia Tannus Gurgel do Amaral (Direito), Denise Telles (Artes Cênicas) e Cladice Nobile Diniz (Engenharia de Produção). O grupo tem grande interface com o Grupo Internacional de Educação Inclusiva (GIEI).

Em 2013, por indicação do GT, os recursos do Incluir foram investidos na adaptação da Sala Villa-Lobos, no Centro de Letras e Artes (CLA). A reforma incluiu a colocação de rampas, adaptação de banheiros e pintura interna, propiciando à comunidade interna e externa um espaço inclusivo para apresentações musicais e outras atividades.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio