código do Google analytics Seminário sobre história social discute sindicalismo e lutas sociais no Brasil e na Argentina — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Seminário sobre história social discute sindicalismo e lutas sociais no Brasil e na Argentina

Seminário sobre história social discute sindicalismo e lutas sociais no Brasil e na Argentina

por Comso publicado 12/11/2015 09h30, última modificação 12/11/2015 11h15

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Escola de História da UNIRIO, promove nos dias 18 e 19 de novembro o Seminário de História Social Sindicatos, Trabalhadores, Lutas Sociais (Brasil-Argentina). O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece das 10h às 17h no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Organizado por Giovanni Stiffoni, bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes do PPGH, o seminário tem como objetivo difundir e debater pesquisas contemporâneas na área de História Social, especialmente na de história social do trabalho. Contando com pesquisadores de diferentes universidades, o evento também abordará uma perspectiva comparada entre as pesquisas no Brasil e na Argentina.

Os interessados podem se inscrever no local, no dia do seminário. No fim do evento, serão fornecidos certificados de participação.

O CCH fica na Av. Pasteur, 458, Urca. 

Confira a programação:

18 de novembro

10h – Dora Barrancos (UBA/CONICET): 'As mulheres na história do trabalho argentina'. Comentários: Norberto Ferreras (UFF).

14h – Mesa “Imigração, anarquismo e sindicalismo. O Brasil nos inícios do século XX”: Giovanni Stiffoni (UNIRIO), Angela Roberti Martins (Uerj) e Alexandre Samis (Pedro II).

Dia 19 de novembro

10h – Paulo Fontes (CPDOC/FGV): 'Potenciais e desafios no estudo comparativo do associativismo popular no Brasil e na Argentina'. Comentários: Carlo Romani (UNIRIO).

14h – Mesa “A História Social no Brasil: balanço e perspectivas”: Alexandre Fortes (UFRRJ) e Ricardo Salles (UNIRIO).

Mais informações na página do evento no Facebook ou pelos telefones 2542-1871 ou 31762118.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio