código do Google analytics Representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique realizam visita técnica na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique realizam visita técnica na UNIRIO

Representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique realizam visita técnica na UNIRIO

por Comso publicado 27/10/2015 12h40, última modificação 28/10/2015 07h23

Foi iniciada na manhã desta terça-feira, dia 27, a visita técnica de representantes do setor de Relações Internacionais (RI) da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Até o dia 29, Alves Manjate e Luzitisa Pereira vão realizar diversas reuniões e atividades para melhor conhecer o trabalho da Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da UNIRIO e assim poder levar a experiência para a universidade moçambicana.

Alves Majate disse que a UP está em processo de internacionalização e que a visita técnica é essencial para o desenvolvimento do trabalho de sua equipe. “Nós pretendemos ser um instrumento de mudança na nossa universidade e queremos trocar experiências na questão de mobilidade e cooperação acadêmica internacional. Queremos também levar coisas novas para os procedimentos que lidamos diariamente”. Luzitisa apontou que as normativas e os procedimentos usados na UNIRIO são bem diferentes do que é utilizado na UP e que essas diferenças são positivas para conhecer as práticas de outras instituições.

A coordenadora da CRI, Liliana Vargas, ressaltou que o processo de internacionalização “é uma via de mão dupla, na qual é preciso que a instituição tome a internacionalização e a transforme em política interna e, por outro lado, também se projete no cenário internacional”. Ela ainda destacou que toda a sua equipe está mobilizada para a programação da UP na UNIRIO e reforçou a satisfação de recebê-los. “Estamos felizes de saber que eles nos têm como parceiros. Estamos abertos a colaborar e a aprender também”, concluiu.

O reitor da UNIRIO Luiz Pedro San Gil Jutuca também recebeu os representantes moçambicanos e relembrou a parceria da UNIRIO com a UP. “Nós temos uma relação forte. Uma relação que ultrapassa os níveis acadêmico e administrativo. É uma relação de amizade”, afirmou. Jutuca relembrou a parceria entre as duas universidades no curso a distância de Licenciatura em Pedagogia/ Ensino Básico, que teve início em Moçambique em 2011. Neste momento, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, está no país africano comandando uma comitiva que está organizando a formatura dos 209 alunos do curso. A turma da graduação em Ensino Básico da UP será a primeira da Universidade com dupla diplomação. A formatura está prevista para o início de 2016 e será presidida por Jutuca. 

(Letícia Hermont/Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio