código do Google analytics Reitor participa de missão ministerial do Programa UAB em Moçambique — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Reitor participa de missão ministerial do Programa UAB em Moçambique

Reitor participa de missão ministerial do Programa UAB em Moçambique

por Comso publicado 18/04/2014 19h25, última modificação 24/04/2014 12h05

O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, participou de missão oficial do Ministério da Educação (MEC) a Moçambique, entre os dias 14 e 16 de abril. A delegação realizou reuniões e visitas aos polos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Moçambique, do qual a UNIRIO participa com a Licenciatura em Pedagogia/Ensino Básico.

Além do professor Jutuca, participaram da visita os reitores das universidades federais de Goiás (UFG), Fluminense (UFF) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller; o presidente da Capes, Jorge Guimarães; o diretor de Educação da Distância da Capes, João Carlos Teatini; além de membros da Assessoria Internacional do MEC.

Foram realizadas reuniões com representantes do Ministério da Educação de Moçambique, da Universidade Pedagógica, da Universidade Eduardo Mondlane e do Comitê Gestor do Programa UAB. No polo em Maputo, capital moçambicana, os reitores puderam conversar com coordenadores, docentes, tutores e estudantes.

A Licenciatura em Pedagogia/ Ensino Básico, oferecida pela UNIRIO e pela Universidade Pedagógica, teve início em Moçambique em 2011. As duas universidades encontraram afinidades no seu compromisso de formar educadores das classes iniciais, competentes do ponto de vista psicopedagógico, didático-metodológico e técnico-científico, aspectos relevantes para o ensino básico.

(Com informações do Programa de Cooperação EaD Brasil-Moçambique)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio