código do Google analytics Reitor de universidade mexicana visita UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Reitor de universidade mexicana visita UNIRIO

Reitor de universidade mexicana visita UNIRIO

por Comso publicado 29/07/2014 18h25, última modificação 29/07/2014 23h40

O reitor da Universidade de Guanajuato (México), José Manuel Cabrera Sixto, e o diretor de Cooperação Acadêmica da mesma Instituição, Sergio Arias Negrete, visitaram a UNIRIO na última sexta-feira, 25 de julho, para discutirem sobre iniciativas de cooperação entre as duas universidades, que mantêm um acordo de cooperação desde 2012. Em reunião com a equipe da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), buscaram-se campos de convergência entre as duas universidades.

No encontro, as áreas de enfermagem e ciências humanas e sociais foram apontadas como pontos de confluência entre as universidades. “Nossa Escola de Enfermagem foi a primeira do Brasil e, atualmente, oferece os cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado”, ressaltou a coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Liliana Vargas. Para ela, a Escola tem muito a colaborar com a Universidade de Guanajuato, que, neste momento, busca fortalecer seu programa de doutorado em enfermagem.

Já no domínio das humanidades, a área de artes foi apontada como um ponto em comum entre as duas instituições, já que ambas têm uma história de forte relação com o teatro. Segundo o reitor Sixto, além de sediar um grupo de teatro sexagenário, Guanajuato promove periodicamente um evento cultural do qual participam artistas de cerca de 40 países.

Acordo

O acordo de mútua cooperação entre a UNIRIO e a Universidade de Guanajuato foi firmado em junho de 2012. O acordo prevê intercâmbio de estudantes, funcionários, docentes e pesquisadores entre as duas instituições, implementação de projetos de pesquisa em comum e promoção conjunta de eventos científicos e culturais.

Os termos aditivos do acordo, estabelecendo as especificidades da cooperação, serão produzidos a partir das conclusões do encontro.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio