código do Google analytics Projeto Schubertiade abre mês dedicado à voz humana da Série UNIRIO Musical — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Schubertiade abre mês dedicado à voz humana da Série UNIRIO Musical

Projeto Schubertiade abre mês dedicado à voz humana da Série UNIRIO Musical

por Comso publicado 01/06/2015 12h40, última modificação 02/06/2015 08h51

A Série UNIRIO Musical de junho será dedicada à voz humana. O primeiro concerto, nesta terça-feira, dia 2, contará com a presença do projeto Schubertiade, que reúne os pianistas Katia Balloussier e Flávio Augusto, o violinista Ayran Nicodemo e a cantora e soprano Carol McDavit – responsável pela curadoria da série neste mês.

No início do século XIX, Shubertiades eram eventos informais, realizados em casas de amigos do compositor Franz Schubert – ou na casa do próprio compositor – na cidade de Viena, Áustria, onde o compositor passou a maior parte de sua vida.

Com o passar do tempo, algumas Schubertiades passaram a ser apresentações patrocinadas pela aristocracia vienense ou pelos grandes amantes da música de Schubert. Além da música do compositor austríaco, esses encontros contavam também com leituras de poesia, dança e outros “passatempos sociáveis”.

O atual projeto Schubertiade tem o intuito de mesclar música e poesia, no sentido de resgatar esse “momento musical e artístico” vivido na época de um dos maiores compositores de todos os tempos.

O concerto terá início às 19h e acontecerá na Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436 – fundos, Urca).


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio