código do Google analytics Projeto da UNIRIO é contemplado em chamada do CNPq para pesquisas sobre o vírus Zika — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO é contemplado em chamada do CNPq para pesquisas sobre o vírus Zika

Projeto da UNIRIO é contemplado em chamada do CNPq para pesquisas sobre o vírus Zika

por Comso publicado 31/10/2016 10h55, última modificação 01/11/2016 09h48

No mês de outubro, o CNPq divulgou o resultado da chamada voltada a projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção do vírus Zika e doenças equivalentes. A UNIRIO foi contemplada pelo projeto Caracterização dos fenótipos neurológicos, imunológicos e de polimorfismos de genes com função imune nas infecções pelos vírus Zika, Chikungunya e doenças correlatas, liderado pela professora Soniza Vieira Alves-Leon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurologia (PPG-Neuro).

O objetivo é identificar marcadores imunológicos e genéticos que justifiquem o desenvolvimento de manifestações neurológicas em pacientes infectados pelos vírus Zika, Chikungunya ou correlatos. Para isso, o grupo de pesquisa irá analisar, ao longo de quatro anos, as características daqueles que foram infectados mas não tiveram sintomas neurológicos e compará-las com pacientes que desenvolveram manifestações como microcefalia, síndrome de Guillain Barré e mielites transversas, entre outras.

“Nossa expectativa é encontrar esses marcadores nos pacientes acometidos por problemas neurológicos após a infecção por Zika ou doença correlata, e entender os mecanismos envolvidos no desenvolvimento dessas manifestações”, explica a coordenadora da pesquisa, Soniza Vieira Alves-Leon.

O projeto será desenvolvido numa parceria entre o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio