código do Google analytics Programa de Pós-Graduação em Informática celebra 10 anos de criação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Pós-Graduação em Informática celebra 10 anos de criação

Programa de Pós-Graduação em Informática celebra 10 anos de criação

por Comso publicado 18/10/2016 14h20, última modificação 19/10/2016 08h06

Criado em 2006, inicialmente apenas com o curso de mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO foi o primeiro do Brasil a desenvolver a área de pesquisa em Sistemas de Informação. Hoje, com 178 mestres formados e três turmas em andamento do doutorado, iniciado em 2014, o Programa tem uma trajetória já reconhecida no campo da Computação.

Para celebrar os 10 anos de criação do PPGI, foi realizada uma cerimônia na noite desta segunda-feira, 17, no Auditório Tércio Paccitti, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Ao abrir o evento, o reitor Luz Pedro San Gil Jutuca ressaltou a qualidade da formação dos profissionais egressos do programa e destacou o desenvolvimento da área na UNIRIO. “Como professor mais antigo do CCET, pude acompanhar a evolução bem-sucedida da área de Informática em nossa Universidade, desde a criação do Bacharelado em Sistemas de Informação até a implantação do doutorado.”

Os atuais coordenadores do PPGI, Kate Cerqueira Revoredo e Gleison dos Santos Souza, destacaram algumas características do Programa. Segundo Kate, a média de formação de mestres é alta em relação a outros programas da área, e o doutorado atraiu muitos egressos do mestrado, o que indica a qualidade da formação obtida. Quase metade do corpo docente conta com bolsas de produtividade concedidas pela UNIRIO ou agências de fomento, e há desenvolvimento de colaboração com outros programas.

Como principais desafios, os coordenadores elencaram a consolidação do doutorado, o fortalecimento das ações de internacionalização e a melhoria da infraestrutura, entre outros. “Precisamos também entender melhor as motivações de nossos alunos e refletir sobre como convergir os interesses dos professores e alunos com as necessidades do país”, observou Kate.

Participaram da cerimônia o vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico; e o decano do CCET, Luiz Amâncio Machado de Sousa Júnior. Também presentes ao evento, os antigos coordenadores do PPGI Renata Araújo (2006 a 2012) e Sean Siqueira (2012 a 2014) lembraram as dificuldades enfrentadas para a aprovação do mestrado e, posteriormente, do doutorado pela Capes, e destacaram o caráter inovador e aplicado dos cursos, um dos fatores de sucesso do Programa.

Laboratório de Informática Maurício Patrocínio Ferreira

Antes da cerimônia de comemoração dos 10 anos do PPGI, foi inaugurado no CCET o Laboratório de Informática Maurício Patrocínio Ferreira, que homenageia o professor falecido em 2005. O espaço foi reequipado com 12 computadores de última geração, destinados a atividades dos estudantes de graduação a pós-graduação dos cursos do CCET e também de outras unidades.

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, o decano Luiz Amâncio Machado e a diretora da Escola de Informática Aplicada, Morgana Carmen Diniz, participaram do descerramento da placa do laboratório.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio