código do Google analytics Professores e bolsistas do Pibid discutem ações e compartilham experiências — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professores e bolsistas do Pibid discutem ações e compartilham experiências

Professores e bolsistas do Pibid discutem ações e compartilham experiências

por Comso publicado 19/10/2016 10h55, última modificação 19/10/2016 18h06

Coordenadora do subprojeto de Música apresenta oficina realizada em escola (Foto: Comso)

Teve início na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, a VII Roda de Conversas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A atividade reuniu professores que coordenam subprojetos nas áreas de Ciências, Filosofia, Interdisciplinar, Letras, Música e Pedagogia (presencial e EAD).

No âmbito da UNIRIO, o Programa conta atualmente com 113 estudantes de licenciatura, que desenvolvem ações em 13 escolas. “O foco do Pibid é possibilitar o contato dos licenciandos com o dia a dia das escolas e também promover uma discussão sobre conteúdos e linguagens, sobre outras formas de ver o mundo, que não apenas as dos saberes que configuram o currículo”, destacou Andréa Fetzner, coordenadora do Pibid na Universidade.

No início deste ano, coordenadores e bolsistas foram surpreendidos pela notícia de que haveria o cancelamento de bolsas de iniciação à docência por parte da Capes, responsável pelo fomento. A suspensão não aconteceu, mas afetou negativamente os participantes do Programa. “Sofremos um baque emocional, uma angústia de não saber se o Programa continuaria ao longo do ano. Foi difícil, mas conseguimos dar continuidade às nossas ações”, relatou Lucia Pralon, coordenadora do subprojeto de Pedagogia.

Os 14 bolsistas de Pedagogia envolvidos com o ensino fundamental desenvolvem suas atividades numa escola municipal de Botafogo, atuando em alfabetização escrita e na matemática, além de participarem de reuniões de professores e conselhos de classe. “A escola não é só o conteúdo de sala de aula, a ação do professor é muito maior. Nosso objetivo é que o licenciando se aproprie de todos os fazeres dos professores na escola”, explicou Lucia.

A coordenadora do subprojeto de Música, Lilia Justi, apresentou as ações desenvolvidas em duas escolas, de Botafogo e no Centro, dentro do projeto de extensão Fazer Música na Escola, que promove oficinas de coral, orquestras de flauta e de bandas. Segundo a professora, os licenciandos são orientados a produzir e editar vídeos das atividades. “A produção em vídeo faz com que os bolsistas observem seu trabalho e o dos colegas, o que propicia uma reflexão sobre suas ações e permite que eles relacionem a prática com o embasamento teórico das aulas da licenciatura”.

O esforço do coordenador do subprojeto de Ciências, Daniel Fonseca, é tirar o foco das práticas de ensino e transferir para a aprendizagem. “A questão que nos colocamos é: será que o que estamos fazendo realmente serve para que o aluno aprenda o que queremos?”.

Os bolsistas de Ciências atuam numa escola da Urca, dentro do Forte São João, um espaço privilegiado para o estudo da natureza. Entre as ações estimuladas por Daniel nos licenciandos estão o preparo cuidadoso do plano de aulas e o registro de manifestações dos alunos sobre as aulas e o conteúdo ministrados. “Dessa forma tentamos promover o diálogo entre o que fazemos e o que queremos”, avalia o professor.

Durante a tarde, haverá apresentações dos bolsistas do Programa. A Roda de Conversas do Pibid integra a 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), que acontece até sexta-feira, dia 21. Confira a programação.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio