código do Google analytics Professor da UNIRIO ministra palestra sobre samba e carnaval — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professor da UNIRIO ministra palestra sobre samba e carnaval

Professor da UNIRIO ministra palestra sobre samba e carnaval

por Comso publicado 03/04/2017 15h30, última modificação 03/04/2017 15h30

Samba Global: rede internacional de samba e carnaval. Esse é o tema da palestra que o professor da Escola de Arquivologia e criador do Portal do Carnaval, Jair Miranda, ministra nesta quarta-feira, dia 5. O evento acontece às 15h, no Laboratório de Humanidades Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever pelo site http://cpdoc.fgv.br/noticias/eventos/05042017.

Miranda apresentará os resultados de sua pesquisa de doutorado, na qual estudou a globalização do samba, a partir de métodos de análise de redes sociais. O professor defendeu a tese de que os agentes do mundo do samba e do carnaval da cidade do Rio de Janeiro estabelecem pouca conexão com os muitos sambistas estrangeiros espalhados pelo mundo.

Para ele, o mundo do samba desconhece o samba no mundo e não percebe a importância que tem, junto com o carnaval, como agregador de valor à marca que o Brasil projeta para o exterior. Dessa forma, entre outros fatores, perde oportunidade de negócios e suas instituições não reivindicam uma política pública de intercâmbio cultural para o segmento. Essa é uma das conclusões da tese de doutorado que o autor lança, também, no formato inédito de web-tese colaborativa.

Na web-tese, Miranda deixa espaço aberto à colaboração pública. Ou seja, qualquer pessoa que visite o site www.sambaglobal.net/webtese poderá contribuir com opiniões sobre os temas abordados, tais como a eterna polêmica sobre o que é e qual a origem do samba, e embate entre a tradição e a inovação, além de sua apropriação e reprodução cultural mundo afora.

O Laboratório de Humanidades Digitais se localiza na Casa Acervo CPDOC (Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo). 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio