código do Google analytics Mensagem do reitor sobre o Dia do Professor — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Mensagem do reitor sobre o Dia do Professor

Mensagem do reitor sobre o Dia do Professor

por Comso publicado 16/10/2013 14h50, última modificação 17/10/2013 09h07

Homenagem ao Professor

Prezados colegas professores:

A luta dos professores do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro exige de todos nós uma postura e uma reflexão neste Dia do Professor.

De forma inequívoca, não existe atividade profissional que mais contribua para forjar a humanidade do homem do que a ação educadora de um professor. E o sujeito dessa ação não pode, em tempo algum, ser maculado.

É o professor quem ensina a pensar.

É o professor quem ensina a salvar vidas.

É o professor quem ensina a construir bens duráveis.

É o professor quem ensina a cuidar de nosso planeta.

É o professor, enfim, quem ensina a lutar por direitos.

E a livre manifestação e a greve são direitos assegurados em nossa Constituição. Não podemos tolerar a repressão e a criminalização de manifestações legítimas que buscam colocar em prática o discurso aparentemente unânime de que a Educação é uma prioridade do Estado e da sociedade brasileira.

O respeito à figura do professor é inerente a toda nação digna de seu próprio nome, pois, ao fim e ao cabo, ele é o cidadão responsável pela construção da própria cidadania.

Esse respeito não pode, e não deve, em nenhum momento, ser menosprezado por governantes que em boa parte de suas vidas aprenderam, por intermédio de professores, a pensar e a construir conhecimentos que deveriam levá-los a uma prática que os tornassem mais nobres diante de nossa população.

É impossível respeitar quem não respeita o professor.

Todos nós sabemos que uma nação só se faz grande, no sentido mais amplo e elevado do adjetivo, se a Educação e aqueles que a praticam forem dignamente percebidos e reconhecidos.

Colegas, todos nós merecemos celebrar o dia 15 de outubro com orgulho e altivez, pois integramos, em todos os níveis de ensino, um corpo de profissionais comprometidos com a eliminação da histórica e persistente injustiça social brasileira e com a concretização dos ideais democráticos estampados em nossa Constituição.

Parabéns!

Luiz Pedro San Gil Jutuca
Reitor

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio