código do Google analytics Hospital Gaffrée e Guinle recebe a 3ª edição da Mostra CCBS — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Hospital Gaffrée e Guinle recebe a 3ª edição da Mostra CCBS

Hospital Gaffrée e Guinle recebe a 3ª edição da Mostra CCBS

por Comso publicado 30/09/2016 15h55, última modificação 04/10/2016 07h56

Foi realizada nesta sexta-feira, dia 30, a III Mostra do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O evento abriu as portas do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) para a comunidade, promovendo atividades educativas e prestando serviços de atenção à saúde.

Com diversas tendas montadas no pátio externo do HUGG, localizado na Tijuca, os visitantes puderam verificar a pressão arterial, assim como a glicose e a capacidade pulmonar; realizar teste imunológico DST/HIV; ter orientações sobre cuidados com a saúde, envelhecimento, alimentação saudável, entre outros; e ainda ter contato com experimentos da área de biociências e com ações socioambientais.

“A Mostra procura evidenciar a excelência acadêmica da UNIRIO, que é fruto da competência de nossos professores em consonância com nossos alunos, motivados em atuar na saúde”, destacou o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca na abertura do evento, realizada pela manhã. Jutuca ressaltou ainda a importância da presença da comunidade, principalmente de crianças de projetos sociais e de escolas públicas, que lotaram o hall de entrada do Hospital, e deu um recado: “Quero ver vocês crescendo, estudando, se formando e vindo aqui para a UNIRIO”. Também participaram da cerimônia o vice-reitor, Ricardo Cardoso, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, e a decana do CCBS, Ana Maria Wandelli.

Alcides Guarino se disse muito feliz por ver uma participação mais ativa da população e dos jovens estudantes. “Essa criançada dá um brilho maior ao evento e uma energia a mais no nosso dia”, salientou. O aluno do 4º ano da Escola Municipal Conselheiro Mayrink, Thiago Nascimento, de 10 anos, estava empolgado: “Estou adorando! Vou estudar aqui para ser um bom médico, para ser uma pessoa do bem e para ajudar a todos”.

Além da participação de escolas públicas do entorno do Hospital, a Mostra contou com alunos do projeto Vinde a Mim e do Abrigo Teresa de Jesus. A UNIRIO disponibilizou dois ônibus para fazer o transporte das crianças.

Integração e atendimento à comunidade

Ana Maria Wandelli, responsável pela organização da Mostra, reforçou a proposta do CCBS, que é integrar suas seis unidades – Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Escola de Nutrição (EN), Instituto Biomédico (IB), Instituto de Biociências (Ibio) e Instituto de Saúde Coletiva (ISC). “A ideia da Mostra é agregar as unidades, que estão diluídas em diversos bairros do Rio, gerando interação entre alunos e professores de todas as áreas e abrindo as portas para atender a população”, concluiu.

A participação de discentes nas tendas, dando informações sobre saúde, meio ambiente e sustentabilidade e ajudando em atividades educativas, colocou em prática ensinamentos da sala de aula. “Fazer parte deste evento para os alunos é fundamental porque eles estão vendo as teorias sendo aplicadas para a população”, afirmou a professora de Nutrição Aplicada, Valéria Furtado.

E o público que esteve no evento aprovou a iniciativa. A costureira Elaine Cardoso, de 38 anos, visitou a tenda do IB “Hormônios e Envelhecimento – o que muda?” e fez a dosagem de glicose. “É uma maravilha poder fazer um exame rápido, de graça e ainda pegar o resultado na hora”, comemorou. Na tenda, Elaine também pôde entender melhor sobre o climatério, período que precede a menopausa e que é caracterizado por mudanças no organismo feminino. A professora do IB, Eliane Rocha, destacou a importância das informações para essa fase na vida da mulher: “A proposta é ajudá-las a minimizar os impactos do climatério, orientando-as a praticar exercícios, a ter uma alimentação saudável e a continuar consultando com um ginecologista, mesmo depois da menopausa”.

Além de ações de saúde, diversas tendas apresentaram projetos e experimentos de alunos e professores da UNIRIO. É o caso do programa Jardim Didático e Evolutivo, coordenado pela professora do Ibio Camila Patreze, que estuda a evolução de espécies vegetais, subdivididas em canteiros. Em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), o projeto fabrica moldes 3D de micro-organismos encontrados em um dos canteiros – um lago – e proporciona uma experiência sensorial a deficientes visuais. 

 

Programa Jardim Didático e Evolutivo, do Ibio, apresentou moldes 3D de microorganismos (Foto: Comso)

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca com docentes e discentes da Escola de Nutrição (Foto: Comso)

Alunos da rede pública aguardam para participar de atividades lúdicas durante a Mostra (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio