código do Google analytics Fórum de Licenciaturas tem início com palestra de coordenador da Capes — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Licenciaturas tem início com palestra de coordenador da Capes

Fórum de Licenciaturas tem início com palestra de coordenador da Capes

por Comso publicado 25/11/2014 13h35, última modificação 25/11/2014 13h50

O Fórum de Licenciaturas da UNIRIO teve início na manhã desta terça-feira, dia 25 de novembro, no Auditório Vera Janacopulos. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Helder Eterno da Silveira, coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em sua fala, Helder enfatizou a necessidade de reestruturação das licenciaturas no Brasil a partir da desconstrução de ideias arraigadas na sociedade sobre a formação de professores. “Defendo a formação de professores como campo de pesquisa”, disse. “Em geral, consideramos muito relevante a pesquisa nas áreas de saúde e tecnologia, mas de menor valor a pesquisa em Educação”.

Para ele, vivemos uma crise de valores que tem afetado fortemente qualquer política pública em que o humano seja foco. “Essa crise reflete na formação de professores, como se formar professores fosse algo trivial”, aponta. Segundo o palestrante, ainda não há a concepção de que o professor necessite de uma formação adequada para poder ensinar: basta saber muito de uma matéria.

O problema, para ele, se estende da educação infantil até a pós-graduação. “No Brasil, existe a ideia de que devemos preencher a grade curricular dos cursos com excesso de aulas, o que transforma as universidades em grandes ‘escolões’, com alunos que não conseguem pensar por conta própria”, avaliou.

Fomento

Na mesa de abertura do evento, o reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, defendeu a ampliação de incentivos para as licenciaturas nas universidades. “O incentivo, em geral, é maior em outros cursos, como engenharia, medicina e direito”, salientou. “O discurso da falta de professores nas escolas já está desgastado; precisamos fazer algo para mudar essa realidade, a partir da valorização das licenciaturas”.

A pró-reitora de Graduação, Loreine Hermida, ressaltou que a proposta do Fórum é consolidar os cursos existentes e ampliar a licenciatura na UNIRIO, a partir da discussão com professores e coordenadores de cursos. “Ao final do evento teremos um documento sobre a licenciatura na Universidade, que será elaborado nas reuniões dos grupos de estudo do Fórum e encaminhado à Pró-Reitoria de Graduação, para que seja avaliado e divulgado”, revelou.

Já o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso, apontou as dificuldades enfrentadas pelos professores no mercado de trabalho. “Conseguimos qualificar e formar alunos de licenciatura de maneira satisfatória, com envolvimento em diversas atividades acadêmicas, como, por exemplo, a iniciação científica”, observou. Para ele, o problema é a manutenção do aluno depois, com os baixos salários e a falta de incentivos na carreira.

A abertura do Fórum também contou com apresentação da Orquestra Barroca da UNIRIO. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o evento acontece até esta quinta-feira, dia 27. Além de palestras com gestores e pró-reitores de graduação de diversas instituições, haverá reuniões de grupos de trabalho sobre estágio curricular, avaliação, ensino a distância e currículo. Confira a programação


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio